ATENÇÃO: alimentos que fazem parte DESTA lista podem acarretar diversas doenças; é melhor evitar!

Segundo estudo de renomada universidade britânica, a alta ingestão de alguns alimentos pode causar câncer, em especial, o de ovário em mulheres

Novo estudo aponta para um risco aumentado de desenvolver e morrer de câncer, especialmente o de ovário, ao consumir alimentos ultraprocessados. Publicado na revista eClinicalMedicine, o estudo foi realizado no Reino Unido e incluiu mais de 197 mil pessoas, com mais da metade sendo mulheres. Alimentos excessivamente processados, como sopas de pacote, molhos, pizza congelada, refeições prontas, cachorros-quentes, salsichas, batatas fritas, refrigerantes, biscoitos, bolachas, bolos, doces, rosquinhas e sorvetes, são os principais culpados.

Alta ingestão de alguns alimentos pode causar câncer, em especial, o de ovário.
Alta ingestão de alguns alimentos pode causar câncer, em especial, o de ovário. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Alimentos ultraprocessados são os grandes vilões

Não é coincidência que pessoas que consomem ultraprocessados ​​também têm a tendência a consumir mais refrigerantes e menos vegetais e outros alimentos ligados a uma alimentação saudável. Isso tudo acaba impactando no aumento do risco de câncer.

Foram analisados, num período de 10 anos, a ingestão de alimentos ultraprocessados ​​e 34 tipos diferentes de câncer. Os pesquisadores coletaram informações sobre os hábitos alimentares de quase 200 mil pessoas que faziam parte do UK Biobank, que é um grande banco de dados biomédico usado para pesquisas.

“Nossos corpos podem não reagir da mesma forma a esses ingredientes e aditivos ultraprocessados como reagem a comidas frescas e nutritivas”, disse a Kiara Chang, autora da pesquisa e docente da Health and Care Research da Escola de Saúde Pública do Imperial College London.

Veja também: Você certamente põe ESTES alimentos na geladeira, mas NÃO deveria: entenda a POLÊMICA!

De acordo com o levantamento, variou de um mínimo de 9,1% a um máximo de 41,4% a quantidade de ultraprocessados ​​consumidos pelas pessoas nas suas dietas. Estabelecidos esses padrões alimentares, eles foram comparados com registros médicos que constavam diagnósticos e mortes por câncer.

A cada aumento no consumo de 10% em alimentos ultraprocessados ​​foi diretamente associado um aumento de 2% no desenvolvimento de qualquer tipo de câncer. Além disso, houve um crescimento de 19% no risco de câncer de ovário, segundo nota do Imperial College, de Londres. “É evidente que quanto maior o consumo de alimentos ultraprocessados ​​maior o impacto negativo na nossa saúde, incluindo nosso risco de câncer”, afirmou Eszter Vamos, principal autor do estudo e professor da Imperial College de Londres.

Mortes por câncer aumentam

Infelizmente, segundo a pesquisa, mortes por câncer também aumentaram. O aumento foi de 6% no aumento de mortes por câncer, quando o adicional de 10% no consumo de alimentos ultraprocessados. Com isso, o risco de morrer de câncer de ovário aumentava em 30%.

Veja também: Lista reúne todos os alimentos que você NÃO pode colocar na Air Fryer

Vale a pena destacar que o estudo é observacional, porém, não há evidências de uma ligação clara entre esses alimentos ultraprocessados e câncer ou o risco de outras doenças. Porém, este não é o primeiro estudo que faz essa associação do câncer com a alta ingestão de alimentos ultraprocessados.

Em 2022 já havia sido feito um levantamento nos EUA, mais de 200 mil pessoas por 28 anos, essa associação entre câncer e alimentos ultraprocessados ​​também foi observada, os homens eram os mais prejudicados com câncer e não as mulheres. É claro que existe outras doenças associadas à ingestão desses alimentos como a obesidade e doenças cardiovasculares que são igualmente prejudiciais à saúde e que merecem atenção da mesma forma.