ATENÇÃO! AliExpress emite comunicado sobre taxação de compras

Os clientes da Aliexpress devem prestar atenção nas novas regras da plataforma. Confira o pronunciamento emitido nesta semana.

A Aliexpress é uma das plataformas de compras mais usadas pelos brasileiros. Afinal de contas, oferece uma série de produtos interessantes e por um preço baixo. Esses dois fatores a tornam atrativa para os consumidores. Mas, é a praticidade que levou o app a ser famoso no Brasil. Em 2023, no entanto, algumas mudanças levaram os brasileiros a ficarem preocupados com a plataforma. 

Na realidade, a preocupação não diz respeito, apenas, à Aliexpress. Os brasileiros estão com receio em fazer compras em diversas plataformas. O Governo Federal alterou as regras da isenção de compras internacionais, o que deixou os produtos mais caros. No caso da Ali, a empresa precisou emitir um pronunciamento sobre o ocorrido. Continue lendo esta matéria para saber o que a plataforma indicou aos seus clientes. 

39
Confira o comunicado da Aliexpress – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Aliexpress faz importante comunicado sobre o Remessa Conforme 

Antes de mais nada, é importante deixar claro o que é o Remessa Conforme. Como já dito antes, o governo federal modificou as regras de tributação das importações em 2023. De acordo com a Fazenda, tais regras já existiam, mas não eram colocadas em prática. As empresas usavam brechas legais para não precisar pagar os tributos e oferecer um preço baixo aos seus consumidores. 

A regra isentava compras de até US$ 50 do imposto de importação – que corresponde a 60% do valor das compras. O Governo optou por acabar com a regra, mas gerou uma série de polêmicas. Então, criou o Remessa Conforme – programa da Receita Federal, que a Aliexpress acabou de entrar.

Regras do Remessa Conforme 

As plataformas estrangeiras que desejam participar do programa, ficam isentas do imposto sobre importações de 60%. Até o momento, das grandes plataformas, Shein e Aliexpress confirmaram a entrada no Remessa Conforme. Para participar, é necessário informar a origem do produto, bem como o valor dos impostos que estão sendo cobrados. Vale destacar que não há como ficar isento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço). 

Além da isenção da taxa, o consumidor poderá ter mais benefícios com o Remessa. Afinal, a fiscalização da Receita Federal pode acontecer de forma mais rápida. O Correios terá um papel fundamental no Remessa Conforme. 

Veja também: Benefícios trabalhistas AUMENTARÃO dentro de poucos meses: nova RENDA EXTRA?

Confira o pronunciamento da plataforma 

A Aliexpress foi autorizada a entrar no Remessa Conforme na última semana. Então, publicou um comunicado aos seus clientes. Em nota, explicou sobre o programa do governo brasileiro e confirmou a entrada da plataforma. Então, os clientes poderão contar com a isenção de 60%, referente ao imposto sobre importação. 

No entanto, até o momento da publicação desta matéria, a Aliexpress ainda está se organizando para oferecer a isenção. Segundo a nota, o processo de compras segue o mesmo. 

Vale destacar que as compras acima de US$ 50 não recebem isenção do Remessa Conforme, mas os impostos serão cobrados na hora da compra, de forma que o consumidor consiga saber o quanto está pagando de tributo. 

Veja também: Serasa emite COMUNICADO inacreditável para brasileiros com dívidas ativas HOJE (05)