ALERTA VERMELHO: Inmet emite comunicado HOJE (14/09) e avisa sobre chuvas fortes

O aviso indica acumulados de volumes de chuva com risco de alagamentos, rios que podem transbordar e perigo de deslizamento de encostas.

Nos últimos dias os noticiários estão alertando para as chuvas fortes que estão causando enchentes em várias localidades do Brasil. A previsão do tempo não é nada animadora, com um alerta vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o que indica um grande perigo para os moradores das regiões.

Diante da situação, o INMET indica as medidas preventivas que devem ser adotadas para evitar danos maiores. A população precisa ficar atenta para agir rápido em caso de alterações nas encostas de morros, que podem resultar em desmoronamento, de inundação iminente, por causa do aumento do nível dos rios, e situações similares.

A seguir vamos conferir até quando o alerta é válido, quais são as cidades que devem ser mais afetadas pelas chuvas fortes e como fica a temperatura e a previsão do tempo para os próximos dias. Veremos ainda as orientações que devem ser seguidas em momentos como este e como pedir ajuda em casos mais graves.

ALERTA VERMELHO: Inmet emite comunicado HOJE (13/09) e avisa sobre chuvas fortes
O estado do Rio Grande do Sul continua sendo duramente afetado pelas fortes chuvas. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quais cidades estão com alerta para chuvas fortes?

O alerta vermelho do INMET é para várias regiões do estado do Rio Grande do Sul, que há dias sofre com as consequências da passagem de um ciclone extratropical. Milhares de habitantes foram afetados, centenas de moradores estão desabrigados e dezenas de pessoas morreram vítimas desta que é considerada a maior tragédia do tipo no estado.

O aviso do INMET entrou em vigor desde às 21h da terça-feira (12) .  A preocupação maior é com as áreas de risco das cidades que ainda tentam se recuperar do ciclone. Os municípios com previsão de receber os maiores volumes de chuva são Agudo, Alegrete, Alto Alegre, Alvorada, Amaral Ferrador, Arambaré, Arroio do Meio, Arroio do Pa e outras cidades do centro, sul, oeste e noroeste do Rio Grande do Sul.

Além disso, existe a previsão de um novo ciclone extratropical HOJE, quinta-feira (14) no estado. Na sexta-feira (15) a frente fria avança para Santa Catarina, Paraná e o sul de São Paulo. O tempo vai ficar nublado, com chuvas fortes, possibilidade de geadas e temperaturas em queda.

Veja também: BRASIL UNIDO: saiba como você pode AJUDAR os afetados pela chuva

Quais as recomendações para os moradores?

Os moradores das cidades do Rio Grande do Sul com alerta para chuvas fortes são orientados para seguir as instruções do INMET e das autoridades locais. Entre as medidas preventivas estão tirar os aparelhos eletrônicos da tomada e desligar o quadro geral de energia para evitar curto-circuito durante as tempestades.

Diante de qualquer alteração nas encostas e no nível da água, a população deve buscar abrigo em locais seguros, protegendo seus pertences em sacos plásticos. Em caso de emergência e urgência, os moradores devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo número de telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Veja também: Essa REGIÃO terá muita CHUVA e formação de novo CICLONE