ALERTA: muita chuva em risco de TEMPORAL em todo o Brasil, confira

Veja quais são as áreas do Brasil que correm risco de ter um temporal; entenda o motivo da formação de chuva nesses locais.

Muitos brasileiros podem ficar preocupados quando se existe o risco de ter que lidar com temporais. Isso ocorre porque as chuvas podem representar, para muitos, quedas de energia, um trânsito pior, dificuldades de transitar nas vias públicas a pé, além de também morarem em regiões mais propícias para ter alagamentos, o que pode gerar risco à vida e aos bens materiais de alguém.

Por conta disso, é importante destacar que haverá o risco de temporais em vários locais do país. Dessa maneira, o motivo para isso que é uma massa de ar quente e úmida, que está predominando no território nacional hoje em dia, poderá fazer com que as nuvens fiquem carregadas. Além disso, a circulação dos ventos é um fator que também contribui para a instabilidade de vários locais. Veja mais a seguir.

ALERTA: muita chuva em risco de TEMPORAL em todo o Brasil, confira
Saiba mais sobre o risco de temporal / Imagem: Divulgação

Quais regiões serão atingidas?

Antes de mais nada, vale a pena comentar que quase todas as regiões do país correm risco de ter temporal na sexta-feira, dia 25 de novembro de 2022.

Logo, sendo assim, as regiões que podem ser atingidas são as do Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Norte. Toda a região Sul do Brasil, assim como o estado de Mato Grosso do Sul possuem predominantemente uma massa de ar seco em circulação.

Essa massa, por sua vez, é responsável por fazer com que não seja formada nuvens carregadas, o que diminui a probabilidade de chuvas.

Veja também: Previsão de MUITA CHUVA: saiba o que esperar dos próximos dias na sua região

Risco de temporal: veja previsões!

Região Norte

Os moradores dessa região devem saber que há várias áreas de instabilidade sendo formadas neste local. Assim, na sexta-feira (25/11), há o risco de chover frequentemente, especialmente nos estados de Tocantins, Pará, Roraima e também no lado leste do Amazonas.

Em Rondônia, Acre, Amapá, restante do Amazonas e nordeste do Pará o risco é de pancadas de chuvas, mas também haverá Sol.

Região Sudeste

De modo geral, o ar seco afasta a possibilidade de chuva. No leste de Santa Catarina, pode chover durante a noite. Existe a probabilidade de gear em algumas condições da serra de Santa Catarina.

Região Sul

No Espírito Santo, no litoral norte de São Paulo, assim como na baixada santista do estado e em outras áreas o risco é de chuva.

O Rio de Janeiro e Minas Gerais têm tempo propício para a chuva. A região central de São Paulo terá chuva moderada.

Região Centro-oeste

A previsão indica que o tempo estará predominantemente calor e que fará Sol. Isso ocorre pela massa de ar seco que avança tanto no Mato Grosso do Sul quanto em partes do Mato Grosso.

Por conta disso, as chances de chuva são mais remotas. Poderá haver pancadas de chuva, mas os estados seguem com calor.

Região Nordeste

No sul da Bahia a previsão é de chuva forte. No centro-sul tanto do Maranhão quanto do Piauí, bem como em outras áreas da Bahia, é esperado que haja pancadas de chuva, mas com Sol.

Norte do Ceará, em Alagoas e Sergipe e no leste de Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte é esperado chuva rápida e Sol.

Veja também: Frente fria INTENSA no estado; risco de TEMPORAL é confirmado!