ALERTA de temporais e chuvas fortes: provedor de informações meteorológicas faz anuncio para o Brasil
Esteja atento e proteja-se das tempestades!
O Verão vem se aproximando e com ele chega também um alerta de temporais e fortes chuvas. Um centro de baixa pressão está se aprofundando na região Sul do Brasil, o que traz muita ansiedade para as pessoas daquela área. Sendo assim, é fundamental ficar de olho nas consultas meteorológicas para entender melhor como será o clima nos próximos dias. Para isso, leia nossa matéria abaixo e fique atento ao clima.

Clima instável na região Sul do Brasil
De acordo com a MetSul Meteorologia, existe um centro de baixa pressão que pode deixar o clima instável na região Sul. A instabilidade irá provocar chuvas fortes, intensas e um alto volume de água que pode vir acompanhado de um forte vento e granizo.
Os modelos meteorológicos apresentam uma pressão atmosférica muito baixa, que avança do norte da Argentina até o Rio Grande do Sul. Por conta disso, uma chuva volumosa muito forte acompanhada de temporais pode atingir a região Sul do país.
Vale frisar, que áreas muito grandes de instabilidade podem se deslocar da província argentina de Misiones até o Noroeste gaúcho e região Oeste de Santa Catarina. Por conta disso, podem surgir altos volumes de chuva em curtos períodos. Além disso, existe a possibilidade de surgirem tempestades isoladas em regiões específicas do Rio Grande do Sul.
Sendo assim, a baixa pressão pode favorecer o surgimento de pancadas torrenciais de chuva em pontos do Oeste, Sul gaúcho até a área da Lagoa dos Patos. Conforme a área de baixa pressão avança para o oceano, podem surgir rajadas de vento em pontos do Leste do estado.
Ademais, a área de instabilidade está cedendo aos poucos e segue com melhoria até os estados de Santa Catarina e do Paraná, à medida que impulsiona mais ar seco na região Norte da Argentina.
Veja também: Neste mês o céu terá uma chuva de METEOROS: será possível assistir?
Alerta de temporais
Espera-se chuvas localmente volumosas e excessivas em pontos específicos na região Sul do Brasil. A região de Chapecó, que se encontra no estado de Santa Catarina, registrou alguns alagamentos devido ao alto volume de chuva nas últimas horas.
Sendo assim, a região Oeste catarinense pode esperar fortes pancadas de chuva durante os próximos dias. Vale destacar, que existe o risco de uma tempestade isolada na região do Rio Grande do Sul, especialmente na parte mais baixas do estado.
O cenário climático estabelecido pelas projeções meteorológicas presume a probabilidade de alagamentos ou inundações inesperadas nas zonas urbanas e rurais. Mas, também existe a possibilidade de ocorrer um deslizamento de terra nas regiões em que ocorra as tempestades em relevos mais acidentados.
No estado do Rio Grande do Sul, a distribuição de chuva tende a ser muito irregular e alguns municípios podem ter volumes mais baixos ou altos de chuva. No geral, a passagem de nuvens carregadas com a possibilidade de trazer um alto volume de chuva surgem em curtos períodos durante o dia no estado.
Por conta disso, é importante ficar atento ao clima e tomar cuidado ao sair de casa para não correr o risco de ser pego por alguma tempestade.
Veja também: ATENÇÃO! Defesa Civil emite alerta máximo de CHUVA para esta região