ALERTA sobre chuvas intensas: saiba mais sobre o aviso do INMET

A previsão do tempo indica possibilidade de temporal, com rajadas de vento de até 100 km/h e alerta laranja de perigo. Moradores devem se proteger.

Vem chuva por aí! É o que indica a previsão do clima do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu um alerta de perigo para chuvas intensas em centenas de cidades brasileiras. O aviso foi publicado no site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-AS).

A previsão é de que chova entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetro por dia. A intensidade dos ventos também é outro motivo de atenção, as rajadas de vento devem ter a velocidade entre 60 e 100 km/h. A depender da intensidade dos eventos climáticos, podem ser registrados problemas nas áreas atingidas.

Há risco de falta de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta é válido até às 10h desta quarta-feira (23). O período da noite deve ser o de maior cuidado, já que as pessoas podem estar dormindo durante as fortes chuvas e rajadas de ventos. Em caso de emergência a Defesa Civil pode ser acionada.

ALERTA sobre chuvas intensas: saiba mais sobre o aviso do INMET
Previsão do tempo indica chuvas intensas e rajadas de ventos. Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Quais as regiões com previsão de chuvas intensas?

Ao todo, 130 cidades receberam o alerta de chuva intensas por parte do INMET. A mudança climática é resultado do ar quente e úmido que se espalha pelo país, com a circulação dos ventos em diferentes camadas da atmosfera, o que facilita a formação de muitas áreas instáveis em parte do Sudeste, Sul, do Norte e do Centro-Oeste do Brasil.

Além disso, uma frente fria avança pelo litoral do Rio Grande do Sul e contribui para a formação de nuvens carregadas na região. Áreas de instabilidade, com menor força atingem o Nordeste e especialmente o Norte do país. Nesta quarta-feira (23) a chuva será volumosa nessas localidades:

  • Vale do Acre;
  • Leste Rondoniense;
  • Centro Amazonense;
  • Sudoeste Amazonense;
  • Norte Mato-grossense;
  • Sul Amazonense;
  • Madeira-Guaporé;
  • Sudoeste Mato-grossense;
  • Vale do Juruá;
  • Norte Amazonense.

Os riscos de temporais são maiores nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, especialmente na área que vai de Goiás até o interior de São Paulo. No Norte e no Nordeste, o volume de chuvas deve diminuir, se comparado as últimas semanas. Apesar das chuvas intensas, o calor vai continuar intenso em quase todas as regiões do país, com exceção do Sul, por causa da frente fria que se aproxima por lá.

Veja também: Previsão de MUITA CHUVA: saiba o que esperar dos próximos dias na sua região

Medidas de prevenção e proteção

O alerta do INMET foi marcado com o grau de “perigo”, destacado na cor laranja. No caso de tempestades, recomenda-se que a população adote algumas medidas de proteção, como desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para evitar que os equipamentos queimem com eventuais problemas na rede elétrica.

Em caso de ventania, não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda de galhos e descargas elétricas e não parar ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda que podem cair ou serem atingidas por descargas elétricas. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período de chuvas.

Em caso de emergência, acidentes ou demais problemas em decorrência das chuvas, deve-se buscar ajuda da Defesa Civil por meio do telefone 199 e do Corpo de Bombeiros no número 193.

Veja também: Frente fria INTENSA no estado; risco de TEMPORAL é confirmado!