Alerta aos brasileiros e TERROR do PIX entenda os comunicados da CAIXA

A FEBRABAN e a Caixa alertam sobre golpes com PIX e ensina medidas de segurança para proteger os usuários contra fraudes crescentes.

Na era digital, a facilidade de transações instantâneas trouxe o Pix para o centro das finanças pessoais no Brasil. 

Com sua crescente popularidade, também aumentaram os golpes e fraudes, preocupando usuários e instituições. A Febraban identificou os principais golpes envolvendo o Pix e lançou uma campanha de segurança.

Este artigo oferece dicas valiosas para a população se proteger, destacando esses golpes e compartilhando medidas preventivas eficazes para manter seu dinheiro seguro.

Alerta aos brasileiros e TERROR do PIX entenda os comunicados da CAIXA
Caixa emite importante alerta sobre o Pix – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Evite golpes com Pix: alertas e dicas da Febraban para sua segurança

No mundo digital de hoje, a praticidade do Pix vem acompanhada de desafios significativos, principalmente quando falamos sobre segurança. 

A Febraban, consciente desses desafios, destacou os quatro principais golpes envolvendo o Pix e ofereceu valiosas dicas de como se proteger. Vamos mergulhar nessas orientações para garantir que seu dinheiro permaneça seguro.

Dito isso, esses são os principais golpes. 

Clonagem do WhatsApp

Um dos golpes mais comuns é a clonagem do WhatsApp, onde os criminosos persuadem a vítima a fornecer um código de segurança, fingindo ser uma atualização ou confirmação cadastral.

 Uma vez clonado, o WhatsApp pode ser usado para solicitar dinheiro via Pix aos contatos da vítima. A autenticação em duas etapas é sua aliada nessa proteção.

Falsa conta do WhatsApp

Neste caso, golpistas criam uma conta falsa usando seus dados e fotos, contactando amigos e familiares para solicitar dinheiro via Pix, alegando troca de número de celular. 

A dica é sempre confirmar diretamente com a pessoa antes de realizar qualquer transferência.

Falso funcionário do banco

Criminosos se passam por funcionários bancários oferecendo “ajuda” para cadastro ou testes no Pix. 

Lembre-se, bancos nunca entrarão em contato para realizar testes com sua conta. Na dúvida, encerre a chamada e contate diretamente no seu banco.

Este golpe é ainda mais comum entre beneficiários de programas sociais. Por essa razão, a Caixa emitiu um importante comunicado informando que a atualização cadastral só deve ser feita pelos meios oficiais. 

Bug do Pix

Mensagens alegando que um bug no Pix permite dobrar seu dinheiro são completamente falsas. 

Este golpe visa apenas transferir seu dinheiro para os criminosos. Nunca acredite em promessas de ganhos fáceis.

Outros cuidados importantes

Além dos golpes mencionados, é crucial seguir dicas de segurança como verificar os dados do destinatário antes de qualquer transferência, usar apenas canais oficiais para cadastro de chaves e desconfiar de ofertas ou ajuda não solicitadas. 

Evitar clicar em links suspeitos recebidos por e-mail ou mensagens também é uma prática de segurança essencial.

Veja também: Caixa emite COMUNICADO para todos os brasileiros com conta poupança; “aos desavisados”!

Cuidados na era digital; como não cair em golpes da internet 

Vale mencionar que golpes com Pix não são as únicas fraudes registradas. Portanto, proteger-se na internet é crucial em um mundo digital repleto de ameaças cibernéticas.

Isso inclui conscientização sobre os riscos, utilização de software de segurança, adoção de práticas de navegação segura, atualização regular de dispositivos e software, educação contínua em segurança cibernética, controle de privacidade e dados, vigilância e monitoramento ativos. 

Ao adotar essas medidas, os usuários podem reduzir significativamente o risco de comprometimento de sua segurança e privacidade online, garantindo uma experiência digital mais segura e protegida.

Veja também: Estes são os GOLPES mais perigosos da internet: veja como evitá-los