Brasileiros AINDA podem receber LUCRO bilionário do FGTS; saiba como
Em quais situações os brasileiros podem sacar o lucro bilionário do FGTS? Explicamos tudo sobre os valores, a data limite e o processo de solicitação.
Lucro bilionário do FGTS ainda está disponível para os brasileiros! Portanto, se você tem direito aos pagamentos da modalidade, é muito importante conhecer as principais especificações dos créditos para não perder a oportunidade de sacar. Afinal de contas, com esse saque especial, o Governo Federal distribui transferências consideráveis para os beneficiários. Sendo assim, surge a dúvida: como sacar os montantes disponíveis?
Quando falamos no “lucro bilionário do FGTS”, estamos nos referindo, é claro, à divisão dos valores obtidos por meio da valorização do Fundo de Garantia. O saldo das contas do FGTS, é importante lembrar, tem rendimentos importantes em uma perspectiva bastante parecida com a da poupança tradicional. É por isso que o benefício é conhecido como “poupança do trabalhador”. Com isso em mente, veja abaixo tudo que você precisa saber para sacar o lucro bilionário do FGTS!

Saiba mais sobre o FGTS!
Em primeiro lugar, é importante traçar um panorama mais completo sobre o FGTS e o papel deste benefício na vida dos trabalhadores brasileiros.
Considerado um dos benefícios mais famosos da Consolidação das Leis do Trabalho, o FGTS, como citamos anteriormente, funciona como uma espécie de “poupança do trabalhador”. Todos os meses, os contratantes depositam 8% do salário dos funcionários nas contas do Fundo, e a partir daí, os trabalhadores garantem a possibilidade de resgatar estes valores em momentos de expressa necessidade.
O FGTS – cuja sigla significa “Fundo de Garantia por Tempo de Serviço” – só pode ser recebido pelos brasileiros que realizam atividades produtivas sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Em outras palavras, o benefício é depositado somente para quem trabalha de maneira formal, com carteira assinada.
Desse modo, os microempreendedores individuais (MEIs) e trabalhadores autônomos em geral não têm direito aos pagamentos.
Veja também: Bolsa Família anuncia PARCELAS de R$ 1.420; TODOS poderão receber?
De onde vem o lucro bilionário do FGTS?
Como citamos anteriormente, o lucro bilionário do FGTS é intimamente ligado à valorização dos montantes que são armazenados nas contas do Fundo de Garantia.
De acordo com as próprias regras do FGTS, e com decisões do Conselho Curador do benefício, o Governo pode utilizar os valores das contas para investimentos em diversos programas sociais – principalmente os da área de saneamento, habitação popular e infraestrutura.
Um dos exemplos mais importantes é o Minha Casa Minha Vida, o principal projeto de financiamento imobiliário da administração federal.
À medida que o Governo “pega emprestado” os valores do FGTS para investir em diversas áreas, os juros incidem sobre todos os processos de empréstimos, e a partir daí, a valorização passa a compor o lucro do Fundo de Garantia.
O lucro do FGTS é definido de acordo com uma taxa fixa de retorno de 3% ao ano. Os valores também se dividem segundo a flutuação da Taxa Referencial (TR). Atualmente, o valor da taxa está em 0,16% por mês.
Divisão do lucro bilionário do FGTS já foi concluída!
De acordo com uma matéria da Agência Brasil, o portal oficial de notícias do Governo Federal, a Caixa Econômica Federal concluiu, ainda no dia 30 de julho, a distribuição do lucro bilionário do FGTS, referente aos rendimentos de 2022.
Durante todo o processo de concessão, 132 milhões de trabalhadores brasileiros receberam R$ 12,7 bilhões em créditos vinculados aos valores disponíveis em mais de 217 milhões de contas.
Após a aprovação da distribuição do lucro bilionário pelo Conselho Curador do FGTS, os ganhos do Fundo de Garantia foram repartidos igualmente entre os cotistas, de maneira proporcional ao saldo das contas.
Em outras palavras, os beneficiários do FGTS que tinham valores elevados nas contas do Fundo, garantiram também um saque considerável na divisão de lucros.
“Com a distribuição dos resultados, a rentabilidade do FGTS em 2022 alcançou 7,09%, ficando acima, portanto, da inflação registrada no mesmo período, que foi de 5,79%”, explicou uma nota oficial da Caixa Econômica Federal.
Quem pode receber o lucro bilionário do FGTS?
Como citamos anteriormente, o lucro bilionário do FGTS é distribuído somente para os trabalhadores brasileiros que possuem registro formal na CLT.
No entanto, não basta apenas trabalhar com carteira assinada para garantir acesso aos pagamentos! Para solicitar o saque, os beneficiários precisam cumprir um critério muito importante: ter saldo ativo (ou inativo) nas contas do FGTS até 31 de dezembro de 2022.
Afinal de contas, a distribuição do lucro bilionário do FGTS, neste ano, é referente aos rendimentos do Fundo de Garantia do ano passado.
Cumprido este critério, todos os grupos que vamos listar abaixo podem receber o lucro bilionário do FGTS:
- Trabalhadores formais.
- Trabalhadores domésticos;
- Trabalhadores rurais;
- Trabalhadores temporários;
- Trabalhadores intermitentes;
- Trabalhadores avulsos;
- Safreiros (os trabalhadores rurais que trabalham somente no período da colheita);
- Atletas profissionais.
Como consultar o pagamento do FGTS?
Agora, temos um dos questionamentos mais importantes dos brasileiros que se interessaram pelo lucro bilionário do FGTS: como consultar o status dos pagamentos?
Quanto a isso, não há segredo: basta seguir o passo a passo que vamos mostrar abaixo:
- Acesse caixa.gov.br/extrato-fgts;
- Informe o número do seu NIS, ou;
- Informe o número do seu CPF;
- Clique em “cadastrar senha”;
- Leia, com muita atenção, o regulamento;
- Clique em “aceito”.
- Preencha todas as informações pedidas;
- Crie uma senha com até oito dígitos, com letras e números;
- Clique em “confirmar”;
- Nesse momento, você será direcionado à tela de login;
- Escolha entre fazer o login com o NIS ou o CPF;
- Insira a senha que você acabou de cadastrar;
- Clique em “acessar”;
- Pronto! A partir daí, você poderá conferir todos os valores disponíveis no seu nome.
Veja também: Já pensou em ganhar dinheiro viajando? Lista reúne 9 profissões para quem deseja conhecer o mundo
Ainda é possível sacar o lucro bilionário do FGTS?
Os beneficiários do FGTS ainda podem sacar o lucro bilionário do Fundo de Garantia – mas não neste ano. Afinal de contas, como citamos anteriormente, a distribuição dos valores já chegou ao fim.
De acordo com a lei que rege o FGTS, a divisão de lucros deveria chegar ao fim em 31 de agosto. No entanto, neste ano, a concessão dos pagamentos foi antecipada em um mês.
Portanto, se você não recebeu o lucro bilionário do FGTS até o dia 31 de julho, terá que aguardar até a próxima divisão para garantir acesso aos pagamentos.
Finalmente, vale lembrar que, independente da data de depósito, os valores do FGTS só podem ser sacados em situações muito específicas. Abaixo, você pode conferir a lista completa:
- Demissão sem justa causa;
- Término do contrato de trabalho por prazo determinado;
- Rescisão de trabalho por falência ou falecimento do empregador;
- Rescisão do contrato de trabalho por decisão recíproca ou força maior;
- Aposentadoria;
- Necessidade pessoal (urgente e grave) relacionada a desastre natural causado por chuvas ou inundações que tenham atingido a área de residência do trabalhador, somente em situações de emergência ou calamidade pública devidamente reconhecida pelo Governo Federal;
- Falecimento do trabalhador (nesse caso, o FGTS pode ser resgatado por herdeiros e dependentes);
- Doenças graves;
- Idade avançada (mais de 70 anos);
- Financiamento de imóvel.
- Saque-aniversário.