Ainda não pagou o IPVA 2024? Descontos de até 20% continuam em março

Proprietários de veículos podem economizar até 20,80% no IPVA 2024, aproveitando descontos até 28 de março. Confira a elegibilidade.

O início de 2024 traz boas notícias para os proprietários de veículos: a possibilidade de economizar no pagamento do IPVA. 

Com descontos que podem chegar a 20,80%, o governo incentiva o pagamento antecipado e recompensa bons hábitos, através dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão. 

Esta é a sua chance de diminuir despesas veiculares significativamente, desde que a ação seja tomada até 28 de março. Aproveite esta oportunidade para começar o ano aliviando o orçamento e se planeje para não perder esses benefícios.

Ainda não pagou o IPVA 2024 Descontos de até 20% continuam em março
Saiba quem pode ter 20% de desconto no pagamento do IPVA – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

IPVA 2024: como aproveitar descontos de até 20,80% até 28 de março

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 vem com uma novidade que pode aliviar o bolso dos motoristas: descontos que podem chegar a 20,80%, disponíveis para quem pagar o tributo até o dia 28 de março. 

Mas, você sabe como garantir esses descontos? Vamos desvendar juntos essa oportunidade!

Entenda os descontos 

Para os proprietários de veículos do estado do Rio Grande do Sul, essa é a chance de economizar com o pagamento antecipado do IPVA. 

Além de um desconto automático de 1% por essa antecipação, existem outros benefícios vinculados aos programas Bom Motorista e Bom Cidadão.

  • Bom Motorista: oferece até 15% de desconto para quem não cometeu infrações nos últimos três anos.
  • Bom Cidadão: concede até 5% de abatimento para aqueles que acumularam no mínimo 150 notas fiscais com CPF durante o último ano.

Como consultar o valor?

Para consultar o valor do seu IPVA e gerar o QR Code para pagamento, acesse o site do DETRAN/RS com login via Gov.br: https://www.detran.rs.gov.br/.

O pagamento antecipado garante os descontos, e você pode optar pelo Pix, sempre gerando um novo QR Code para cada mês. 

Lembre-se de verificar as informações antes de efetuar o pagamento para evitar golpes.

Prazos e cuidados

O vencimento do IPVA começa na última semana de abril, seguindo o cronograma da Receita Estadual. 

Vale destacar que, se você decidir pagar no próximo mês, perderá o desconto de antecipação, mas ainda poderá aproveitar os benefícios dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão até a data de vencimento da placa do seu veículo.

Evite golpes!

Uma dica valiosa é estar sempre atento para não cair em golpes. Use apenas os sites oficiais do governo para gerar o QR Code do IPVA. Assim, você garante a segurança da sua transação.

Veja também: Tabela REVELA a nova faixa de isenção do Imposto de Renda em 2024; veja como consultar

Todos os brasileiros devem pagar o imposto? Qual é o valor? Confira as principais dúvidas

De forma geral, todos os proprietários de veículos, independentemente do estado, devem arcar com o IPVA. Por ser um tributo estadual, cada lugar tem suas próprias regras de isenção e valor. 

Quando deve ser pago?

O tributo geralmente deve ser pago em até cinco parcelas, com vencimento em datas diferentes a cada estado. Ele pode ser pago online, em bancos ou casas lotéricas.

O que acontece se eu não pagar o IPVA?

Se você não pagar, você poderá ser multado e ter o seu veículo apreendido. Além do mais, seu nome entrará para a dívida ativa do estado. 

Veja também: Ainda não sabe se você precisa declarar o Imposto de Renda em 2024 Robô da Receita pode te responder rapidamente