PENTE FINO ainda continua no Bolsa Família: posso ter meu cadastro cancelado?

A fiscalização do Bolsa Família começou neste ano de 2023. Milhares de usuários já foram excluídos. Mas há outros beneficiários que podem ser atingidos pelo pente fino também.

Será que o processo de fiscalização que começou ainda neste ano continua no Bolsa Família? Este é um questionamento feito comumente ente os beneficiários do programa social. A resposta é que sim, o pente fino continua e não somente no Bolsa Família, como também nos cadastros de outros programas sociais que são pagos pelo governo federal.

É importante ressaltar que há um outro programa em específico que está na mira do pente fino do governo e que também é pago às pessoas de baixa renda. O objetivo de tudo isso é tirar da lista de beneficiários as pessoas que não atendem às regras determinadas para ter acesso a quaisquer benefícios. Com isso, as pessoas que realmente precisam podem ser chamadas para se tornar beneficiárias.

PENTE FINO ainda continua no Bolsa Família: posso ter meu cadastro cancelado?
Vem saber se há a possibilidade desta fiscalização continuar junto ao CadÚnico Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Pente fino ainda continua no Bolsa Família? O que pode acontecer?

De acordo com as informações do Ministério do Desenvolvimento Social, foi realizado um processo detalhado de investigação do cadastro, que é chamado popularmente de pente fino. Com isso, mais de 267 mil famílias foram retiradas do vale gás, que é o outro benefício que está nas vistas da fiscalização do governo federal.

O pagamento do vale teve início no fim do ano passado e tem como objetivo fornecer ajuda financeira para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Esta ajuda faz com que as pessoas possam comprar um botijão de gás de cozinha de 13 kg, desde que seja para uso domiciliar.

O valor em torno deste auxílio varia de acordo com a pesquisa que é comumente feita pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) para determinar a média do preço nacional do gás de cozinha. O pagamento é feito a cada dois meses. Os beneficiários receberam em dezembro, fevereiro e, mais recentemente, em abril.

Neste mês de abril foram pagos R$ 110. Cerca de 5,69 milhões de famílias receberam o benefício juntamente com o Bolsa Família, já que os pagamentos são feitos de maneira simultânea. É importante destacar que o mês de maio vai ter outros desligamentos, já que outras pessoas não atenderam aos critérios estabelecidos.

Veja também: Saiba do que se trata a PARCELA RETROATIVA do Bolsa Família; talvez você possa receber

Algumas famílias podem ser excluídas na fiscalização do vale-gás?

Como foi colocado anteriormente, estas pessoas podem ser excluídas sim. O número de beneficiários tem caído de forma gradativa: eram cerca de 5,95 milhões de famílias em dezembro e 5,69 milhões neste mês de abril. Isso representa uma queda de 4,4% no número de beneficiários.

São alvos dsa fiscalização do vale gás as famílias que possuem dados desatualizados junto ao Cadastro Único (CadÚnico) e também as famílias que possuem renda mensal maior do que meio salário mínimo por pessoa.

De acordo com informações do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, muitas pessoas estavam recebendo o auxílio gás sem ter direito ao benefício. Portanto, se você tem algum problema na inscrição junto ao CadÚnico, é importante regularizar o quanto antes.

Saiba mais: REVELADO: principais motivos para ter o Bolsa Família bloqueado