Quem aguardava na fila já começou a ser aprovado no BPC: saiba mais!

De acordo com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), quem aguardava na fila do BPC já pode ter uma resposta do órgão. Entenda.

O BPC (Benefício de Prestação Continuada) é um dos benefícios mais importantes do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Diferente de outros pagamentos, ele não necessita de contribuição. Afinal de contas, trata-se de um auxílio, previsto e garantido na LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social). Para receber, o brasileiro precisa se enquadrar nos critérios definidos pelo Instituto do Seguro Social. 

Atualmente, existem muitos brasileiros na fila de espera do BPC. A verdade é que o INSS conta com diversos pedidos que precisam ser analisados. Então, o Governo Federal implementou algumas ações para que o tempo de espera diminua. De acordo com a autarquia federal, finalmente, algumas pessoas poderão ter a sua resposta. Continue lendo esta matéria para saber quem pode contar com o benefício. 

BPC_2
BPC começou a ser aprovado – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

INSS anuncia fim da espera pelo BPC 

Antes de mais nada, é importante deixar claro quem pode receber o BPC. O pagamento é destinado aos idosos com, ao menos, 65 anos de idade. Pessoas com Deficiência (PCDs) de qualquer idade também podem contar com o pagamento. Em ambos os casos, os brasileiros precisam se enquadrar na situação de vulnerabilidade social. Para ter acesso ao pagamento, é necessário ter uma renda mensal familiar de até um quarto do salário mínimo per capita (por pessoa). 

Vale destacar que o valor do benefício corresponde ao piso do INSS. Ou seja, os beneficiários recebem um salário mínimo. Muitas pessoas precisam passar pela perícia médica do órgão para ter acesso ao pagamento. Então, a fila de espera costuma demorar mais. Por lei, o INSS deve dar uma resposta em até 45 dias. No entanto, existem casos de pessoas que estão há mais de 100 dias na fila. 

O INSS anunciou que o tempo de espera pode acabar para alguns brasileiros. Afinal de contas, o órgão está entrando em contato com as pessoas. Assim, quem está na fila de espera pode realizar o agendamento da perícia médica do BPC.  O INSS entra em contato por esses números, 29230, 27030 e 92716, por meio do SMS. A notificação pode ser feita pelo portal ‘Meu INSS’. 

O app se encontra disponível nas lojas virtuais dos celulares. Ou seja, na Apple Store, para quem tem IOS. Caso o beneficiário tenha Android, deve procurar na Google Play Store. Basta digitar o nome do app na barra de pesquisas e instalar. Para acessar a versão web, copie e cole este link na URL de seu computador: https://meu.inss.gov.br/#/login.

Veja também: E o 14º salário do INSS? Vai sair?

Compareça no horário marcado 

Em primeiro lugar, o brasileiro deve apresentar atestado ou laudo médico, para receber o BPC. Outro ponto importante é sobre o dia do agendamento. De acordo com o INSS, o não comparecimento é entendido como desistência. Ou seja, o pedido pode ser indeferido. Assim, a pessoa corre o risco de aguardar na fila por mais algum tempo. 

Veja também: INSS: benefícios serão antecipados para milhares de brasileiros, diz Instituto