AGENDAR Seguro-desemprego pela INTERNET: Solicite AGORA mesmo! Passo a Passo

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

AGENDAR Seguro-desemprego pela INTERNET – Saiba como dar entrada no benefício voltado para quem perdeu o emprego recentemente!

As tecnologias estão aqui e podem ser usadas para ajudar cada vez mais a população. É justamente pensando nisso que surgiu a possibilidade de agendar o Seguro-Desemprego pela internet

Nunca foi tão fácil fazer a solicitação e dar a entrada em um dos principais benefícios do trabalhador que atua formalmente. Sabendo das dificuldades do atual mercado, muitos estão contando agora com esse tipo de ajuda. 

Vamos falar um pouco mais sobre isso durante esse artigo. Confira e saiba como é fácil fazer a solicitação sem precisar sair de casa e confira quem pode pedir esse benefício. 

AGENDAR Seguro-desemprego pela INTERNET
Imagem: Divulgação

Quem tem direito ao Seguro-Desemprego em 2020

A primeira grande pergunta é: quem tem direito ao seguro-desemprego em 2020? Essa ajuda financeira temporária, criada em janeiro de 1990, é voltada para trabalhadores que perderam seu vínculo laboral. 

Apesar de cada categoria contar com suas especificidades, podem receber o seguro-desemprego as seguintes pessoas:

  • Trabalhadores formais que foram demitidos sem justa causa;
  • Empregados(as) domésticos(as) dispensados sem justa causa;
  • Trabalhadores que estão fazendo cursos de qualificação – em caso de contrato de trabalho suspenso em comum acordo com o empregador;
  • Pescadores que estão em período de defeso (pesca controlada ou  proibida);
  • Brasileiros resgatados de condições análogas à escravidão.

Dar entrada Seguro-Desemprego pela internet

Se você faz parte de um dos grupos citados acima é hora de saber como dar entrada no seguro-desemprego pela internet. Essa solicitação a distância agora poderá ajudar principalmente em um período de pandemia. 

Para agendar o seguro-desemprego online siga os seguintes passos:

  1. Primeiramente, acesse o Portal Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br);
  2. No canto esquerdo da tela clique em ‘Cadastrar’;
  3. Agora preencha o formulário com os dados solicitados;
  4. Depois que você tiver o acesso disponível, procure a opção seguro-desemprego;
  5. Agora você deve preencher um formulário – com um total de oito etapas – sobre atividades antigas, formação acadêmica e experiência profissional;
  6. Tenha em mãos a sua Carteira de Trabalho e outros documentos já que o sistema pede para você confirmar algumas informações cadastrais; pronto!

É importante destacar, porém, que esse é um sistema em fase de teste. Isso quer dizer que o agendamento do seguro-desemprego em muitos casos deverá ser feito, ainda, pessoalmente. O próprio site indicará caso esse seja o seu caso – para que você vá até uma agência do Sine. 

Seguro-Desemprego será prorrogado?

Por fim, muitas pessoas estão querendo saber se o seguro-desemprego será prorrogado. A medida ainda está em análise pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador. 

Nesse caso, está sendo analisado se o seguro-desemprego vai ser prorrogado por mais duas parcelas. Caso seja realmente definida essa medida, todos aqueles que foram dispensados entre 20 de março e 31 de dezembro poderiam contar com esses dois valores a mais. 

Ainda não está confirmada a medida, por isso vamos aguardar mais informações do Conselho em breve. 

Não estou conseguindo a liberação do Seguro-Desemprego: Passo a passo do que fazer!

 

Leia Também