Agência Nacional de Saúde muda TODOS os planos de saúde do Brasil; cidadãos passam a ter ESTE direito

Medida é importante para brasileiros após uma grande pandemia

Sem dúvida, a pandemia de Covid-19 causou um impacto global na vida das pessoas. Desde a tragédia de milhões de pessoas mortas ao redor do mundo passando pela crise econômica que ainda deixa rastros, ninguém gostaria de passar por isso novamente. Talvez por conta disso, uma nova resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) promete alterar os planos de saúde em todo o Brasil. Leia nosso artigo e entenda como isso pode lhe afetar.

agência nacional de saúde
ANS determina mudança nos planos de saúde – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Agência Nacional de Saúde muda planos no Brasil

Nesta terça-feira (19), a ANS decidiu incluir um teste para diagnóstico da Varíola dos Macacos como parte da cobertura dos planos de saúde. Em outras palavras, beneficiários que apresentarem indicação médica poderão fazer exames que detectariam o possível vírus Monkeypox (MPXV), por  meio de biologia molecular. Desde maio de 2022, a doença vem crescendo em número de infectados e já chama a atenção de organizações de Saúde ao redor do planeta.

Assim sendo, com essa Resolução Normativa, a ANS espera ter uma ideia do avanço do vírus no Brasil a tempo de tomar providência em caso de um grande aumento de casos. O exame acontece com a coleta de fluidos oriundos de lesões provocadas na pele por meio de um cotonete estéril e seco.

Veja também: APROVADO: Planos de saúde terão que seguir ESTAS exigências a partir de agora

Doença avança no mundo

A saber, a Monkeypox tem crescido bastante em número de casos por todo o mundo. Somente no Brasil, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) -, 6.649 pessoas foram diagnosticadas com a doença com dois óbitos confirmados. Ainda segundo o orgão, o resto do planeta registra 61.753 casos.

Desse modo, a ANS diz que adicionar este exame como um teste complementar na lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde é uma forma extraordinária e de enfrentar o cenário da doença num país que está entre os três maiores em número de registros do vírus. Apenas EUA e Espanha possuem mais pessoas infectadas.

Vacina está a caminho do Brasil

Em recente entrevista, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga declarou que 50 mil unidades do imunizante seriam enviadas ao Brasil ainda neste mês de setembro. Já o teste de detecção da doença, segundo a Agência Nacional Sanitária (ANVISA), é fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e é deveras semelhante ao usado para Covid-19. Ambos se baseiam em processamento de amostras clínicas via PCR.

Enquanto isso não ocorre, médicos especialistas recomendam atenção aos primeiros sintomas da doença como o surgimento de pequenas espinhas na pele que se transformam em manchas ou feridas nas regiões genitais, rosto e braços.

Além disso, a Monkeypox possui alguns sintomas similares com a varíola comum apesar de mais leves como febre, dores de cabeça, enjoos e cansaço. Seu grau de letalidade também é relativamente menor. Por fim, a transmissão ocorre por meio de contato com animais, seres humanos infectados e secreções que contenham o vírus.

Veja também: ESTAS dores podem ser sintomas de GRAVÍSSIMAS DOENÇAS; veja se você já sentiu e tome cuidado!