- Publicidade -

LIBERADO adicional de até 25% no pagamento dos benefícios INSS; veja como funciona

Beneficiados do INSS poderão receber até 25% a mais no salário.

0

Muitas pessoas desejam conseguir se aposentar pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), contudo, o que muitas não sabem, é que o pagamento, muitas vezes, não é suficiente para arcar com gastos básicos. 

- Publicidade -

Por esse motivo, o Governo Federal buscou saídas para auxiliar a população com o recebimento das quantias. Agora, uma nova lei garante um aumento para uma parte dos aposentados. Entenda mais a seguir. 

LIBERADO adicional de até 25% no pagamento dos benefícios INSS; veja como funciona
Veja como solicitar o processo – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia/pronatec.pro.br

Aumento na aposentadoria 

Muitas pessoas ainda não sabem, mas alguns segurados do INSS poderão receber 25% de adicional ao seu benefício. Essa questão está presente no artigo 45 da LEI nº 8.213/91.

- Publicidade -

Contudo, para conseguir esse pagamento, a pessoa precisa estar de acordo com todos os requisitos solicitados. Isso porque os valores a mais serão repassados apenas para quem possui aposentadoria por invalidez. 

Assim, é necessário que o segurado precise estar em situação de depender de terceiros para realizar atividades comuns ao cotidiano. Dentre elas podemos citar: tomar banho, se alimentar, se locomover, e outras ações. 

Características para receber o adicional

Ainda no ano de 2021, o Tribunal Federal aprovou a lei que propunha o adicional de 25% para essa parcela dos segurados do INSS. Contudo, existe uma lista de características que permitem o pagamento desse valor. 

- Publicidade -

Assim, poderão solicitar às pessoas que possuem cegueira total; perda de movimento da mão em nove dedos, paralisia de dois membros, perda de membros sem possibilidade de prótese, perda de mãos ou pés, alteração de faculdade mental grave, incapacidade para atividades diárias; permanência contínua no leito. 

Saiba mais: Você já conferiu as regras ATUALIZADAS da aposentadoria do INSS? Saiba tudo sobre os novos requisitos!

Como solicitar?

Os interessados em efetuar a solicitação do adicional devem saber que será necessário agendar uma perícia médica junto ao órgão. É possível fazer isso através de duas formas. A primeira delas é telefonando na Central de Atendimento no número 135. 

- Publicidade -

Já a outra opção é através do aplicado Meu INSS (Android: https://bit.ly/3BMomHf ou iOS: https://apple.co/3oSPj43). Vale lembrar que no dia da avaliação será necessário apresentar alguns documentos como CPF, RG, exames e laudos médicos que comprovem o problema. 

Para agendar a consulta médica é necessário seguir alguns passos. O primeiro deles é baixar e depois abrir o aplicativo acima. Então, a pessoa deverá clicar em “Agendar perícia” e depois em “Novo requerimento”. 

Nesse momento, toque em “Perícia inicial”, pela primeira vez passando junto ao INSS. em seguida, algumas orientações estão disponíveis na tela. Leia atentamente e siga tudo o que foi pedido. Por fim, basta informar todos os dados necessários e tocar em “Concluir”. 

Veja também: Ainda é possível se aposentar com mais de R$ 4.000 com uma ÚNICA contribuição?

- Publicidade -

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais