Adiamento do Enem 2020: Justiça Federal pede alteração do Cronograma!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Adiamento do Enem 2020 – Fique por dentro das últimas informações sobre a principal prova do país! 

Com as medidas de isolamento social sendo uma necessidade em todas as regiões do país, muitas pessoas querem saber também como vão funcionar algumas provas e concursos. Com a notícia do Adiamento do Enem 2020, por exemplo, muitos estudantes devem ficar atentos. 

Isso acontece porque o Exame Nacional do Ensino Médio já estava com cronograma definido pelo próprio Ministério da Educação (MEC). O problema é que muitas pessoas podem ser prejudicadas pelas datas justamente por ainda estarem se adaptando à quarentena. 

A seguir vamos trazer as últimas informações sobre o exame. Fique ligado para entender se estão definidas novas medidas ou se as datas oficiais deverão se manter por enquanto. Mantenha-se informado!

Adiamento do Enem 2020
Imagem: Divulgação

Enem 2020 vai ser adiado?

Primeiramente, é possível afirmar que o Enem 2020 vai ser adiado? Não exatamente. É importante entender tudo o que aconteceu até o momento para não perder nenhum detalhe e não cair nas famosas fake news (informações falsas). 

No último dia de março, 31, o MEC havia lançado por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o edital do Enem 2020. Esse documento trazia todas as principais informações e definia um calendário específico. 

Acontece que muitas pessoas acharam um passo precipitado por parte do Ministério da Educação. Isso porque existe um momento de muita instabilidade e não é possível saber exatamente como vão ser os próximos meses para estudantes de todo o Brasil. 

Ou seja, de acordo com especialistas, o ideal poderia ser aguardar um tempo para divulgar um cronograma do Enem 2020 definitivo. 

Saiba mais sobre o Edital Enem 2020!

Novas Datas Enem 2020

Isso quer dizer que vão surgir novas datas do Enem 2020? Isso ainda não está definido já que o Ministro da Educação afirmou que o Governo vai recorrer à decisão tomada pela Justiça Federal de alterar o cronograma. 

A juíza Marisa Claudia Gonçalves Cucio a partir da 12ª Vara Cível Federal de São Paulo acolheu os argumentos oferecidos pela Defensoria Pública da União (DPU). Os argumentos definiam que a União e o Inep deveriam adequar o calendário e o cronograma do Enem 2020 “à realidade do atual ano letivo”. 

Isenção Taxa de Inscrição Enem 2020

Por fim, essa decisão ainda exige a prorrogação do prazo de Isenção de Inscrição Enem 2020. Isso deve ser feito, de acordo com a juiza, por mais 15 dias para garantir que ninguém seja prejudicado pelo atual calendário. Essa medida também funcionaria para apresentação da justificativa de ausência. 

Como dito anteriormente, porém, ainda cabe ao MEC recorrer a essa decisão. Fique ligado já que novas informações e, quem sabe, novas datas podem surgir em breve! 

Posso fazer o Enem Digital 2020 em casa? Tire suas Dúvidas!

 

Leia Também