Entenda o MOTIVO dos especialistas dizerem que inteligência artificial pode acabar com a humanidade
Vem saber o que levam os especialistas a acreditarem que a humanidade pode acabar por causa da inteligência artificial. Eles têm argumentos que apontam esta afirmação.
Você sabia que especialistas estão levando em consideração a possibilidade de que a inteligência artificial (IA) pode acabar com a humanidade? É isso mesmo! Vários especialistas estão considerando a extinção de toda a humanidade. Entre este grupo de estudiosos ainda há representantes do Google Deepmind e também da OpenAI, que criou o ChatGPT, ferramenta que se tornou cada vez mais popular entre os usuários da internet.
Ademais, dezenas de pessoas apoiaram esta declaração, que chegou a ser publicada na página do Centro de Inteligência Artificial, que é uma ONG de pesquisa e desenvolvimento que tem sede na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Inclusive, na carta aberta os especialista ressaltam a importância de discutir os riscos da extinção humana e que estas discussões devem ser uma prioridade em todo o mundo.

Especialistas dizem que a IA pode acabar com a humanidade
Apesar do alerta emitido por uma grande parte dos especialistas, há outros que afirmam que estes medos são totalmente exagerados. No entanto, é importante destacar que o Centro de Inteligência Artifical acaba sugerindo diversos cenários de desastre.
As pesquisas afirmam que as inteligências artificiais podem ser armadas. Mas, armadas com ferramentas cujo objetivo é descobrir drogas que, por exemplo, podem ser utilizadas durante a construção de armas químicas; a desinformação promovida pela inteligência artificial ainda pode ter o poder de desestabilizar a sociedade.
Outra situação preocupante é que o poder da IA pode ficar ainda mais concentrado em poucas mãos, o que podem permitir que os regimes imponham certos valores.
Entre os que acreditam que esta previsão é algo exagerado está o professor Yann LeCunn, da Universidade de Nova York (NYU). Ele é frequentemente chamado de padrinho da IA juntamento com outros especialistas na área. Para LeCunn, estas profecias são embaraçosas e irreais.
Veja também: A Inteligência Artificial pode mesmo ser uma AMEAÇA? Saiba o que dizem os especialistas
Outros especialistas dizem que cenários não são realistas
Em uma entrevista concedida à BBC, um cientista da computação ligado à Universidade de Princeton, também nos Estados Unidos, Arvind Narayanan, estes cenários não podem ser considerados realistas. De acordo com ele, a atual inteligência artificial não é totalmente capaz de fazer com que estes riscos se tornem materiais.
Já a pesquisadora sênior do Instituto de Ética em Inteligência Artificial da Universidade de Oxford, no Reino Unido, Elizabeth Renieris, disse que se preocupa com os riscos que são mais próximos, principalmente com a ampliação da escala ligada à tomada de decisão por parte da inteligência artificial.
Para ela, estes avanços em torno da IA podem impulsionar o aumento da disseminação de informações falsas. No entanto, não se fala sobre a extinção da humanidade. Quanto à desinformação, as pessoas podem ter problemas em enxergar, de fato, o que é real e também influenciar na questão da confiança das pessoas com o que é informado.