- Publicidade -

Abono aposentadoria é direito de quem? Veja como solicitar!

Abono aposentadoria é voltado para grupos específicos; saiba mais.

0

Todos os trabalhadores que possuem a carteira assinada têm o direito de se aposentar. Esse benefício independe do fato de trabalhar com empresa privada ou pública, uma vez que essa ação é garantida de acordo com as leis brasileiras.

- Publicidade -

Quando um servidor público se aposenta, o governo perde um trabalhador e o INSS ganha mais um nome na lista de compromissos mensais. O que muitas pessoas não sabem é que algumas dessas pessoas têm direito a um abono especial. Saiba mais!

Abono aposentadoria é direito de quem? Veja como solicitar!
Abono aposentadoria é direito garantido / Imagem: Divulgação.

O que é o abono aposentadoria?

O abono aposentadoria é um direito legítimo dos servidores públicos. Porém, a gestão pública possui um outro olhar sobre o benefício. Como forma de evitar que mais pessoas sejam pagas pelo governo durante a aposentadoria, as esferas públicas usam diversas  táticas para evitar a perda de um funcionário. 

- Publicidade -

Um desses recursos é o abono aposentadoria, ou ainda o abono permanência. Esse benefício é pago para o servidor que pretende continuar trabalhando. Assim, a renda extra garante ao governo alguns anos a mais de trabalho do funcionário. 

A quantia só pode ser paga para os trabalhadores vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social. Além disso, o funcionário tem que estar incluso na parcela das pessoas que podem solicitar a aposentadoria. Assim sendo, com o recebimento do valor, o serviço público consegue manter o funcionário na ativa por mais tempo. Esses valores podem ser pagos para aqueles que trabalham nas esferas federais, estaduais e municipais. 

Veja também: Valores RETROATIVOS do abono salarial para brasileiros: Veja quem recebe

Como solicitar?

- Publicidade -

Antes de aprender como solicitar os valores, é importante entender que é necessário cumprir alguns requisitos. Podem pedir o pagamento os trabalhadores que: escolher continuar trabalhando mesmo que já possam se aposentar; tenha contribuído por 25 anos no caso das mulheres ou 30 anos para os homens; completar os requisitos para a Aposentadoria Voluntária.

É importante que cada servidor fique atento às regras da Aposentadoria Voluntária, pois elas podem variar de acordo com a data de ingresso no trabalho. 

Para solicitar o pagamento do valor extra é necessário compreender quais as regras do órgão vinculado. Existem casos em que o RH da empresa entra em contato com o servidor perto do período de aposentadoria e apresenta a opção. Em outros, o valor já passa a ser acrescentado no pagamento de forma automática. 

Contudo, existem outros órgãos que não possuem o controle do tempo de serviço de cada servidor. Assim, o funcionário acaba não recebendo a quantia. Nessa situação é necessário fazer a solicitação através dos requerimentos administrativos. 

- Publicidade -

Para não ser prejudicado com a falta do pagamento, os trabalhadores devem sempre ficar atentos ao tempo que resta para aposentar. Se for do desejo dele, deve buscar maiores informações junto ao RH da empresa. 

Veja também: Confirmada novas regras do INSS para garantir a aposentadoria em 2023

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais