ABERTAS as INSCRIÇÕES para o CADASTRO ÚNICO em 2021: Veja como se CADASTRAR no CadÚnico ou CONSULTAR a situação CADASTRAL! Conheça os BENEFÍCIOS

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

ABERTAS as INSCRIÇÕES para o CADASTRO ÚNICO em 2021: Veja detalhes sobre como fazer a inscrição no Cadastro Único para participar de programas do Governo Federal!

Você sabia que estão abertas as inscrições para Cadastro Único em 2021? Muitas pessoas ainda não sabem exatamente como acontece esse processo, mas o CadÚnico é o melhor caminho para receber programas e auxílios do Governo Federal. 

Por isso vamos trazer todos os detalhes sobre como é feito o cadastro e como você pode fazer a consulta cadastral. Confira e entenda quais são os benefícios disponibilizados a partir dessa inscrição no sistema. 

ABERTAS as INSCRIÇÕES para o CADASTRO ÚNICO em 2021
Imagem: Divulgação

O que é o Cadastro Único 

Primeiramente, o que é o Cadastro Único? Muitas pessoas estão ouvindo falar pela primeira vez do programa já que novas ações do Governo Federal vão depender agora da inscrição atualizada no sistema. 

O CadÚnico foi criado em 2001 com o nome completo de Cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal. A intenção dessa ação é garantir que uma forma de identificar e caracterizar famílias brasileiras em situação de pobreza ou extrema pobreza. 

Os cidadãos disponibilizam os seus dados e de toda a família para contar com ajuda do Governo Federal a partir de vários programas. Entre os principais, o Bolsa Família é o mais conhecido deles. 

O cadastro é feito pelo Ministério da Cidadania – no Distrito Federal é ofertado pela Secretaria de Desenvolvimento Social. 

Todas as pessoas precisam fazer Cadastro Único?

Uma grande dúvida é: todos precisam fazer a inscrição no CadÚnico? Não! O sistema surgiu justamente para melhorar as políticas públicas que vão ser voltadas para ajudar famílias em situação vulnerável. 

Por isso, os grupos prioritários de quem pode fazer o Cadastro Único são formados por famílias que estão com rendas mensais baixas, em situação de pobreza ou extrema pobreza. É a partir do CadÚnico que os governos municipais, estaduais e Federal conseguem reconhecer quem precisa de ajuda. 

As informações disponíveis no sistema podem garantir acesso a vários benefícios. Confira os principais a seguir. 

Benefícios pelo Cadastro Único 2021

Existem vários benefícios para quem tem Cadastro Único em 2021. Isso não quer dizer que você está inscrito nos programas automaticamente depois de ter o nome no sistema, mas sim que o CadÚnico é pré-requisito para alguns deles. 

Por isso confira os principais auxílios para quem tem CadÚnico em 2021:

  • Programa Bolsa Família;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas);
  • Programa Morar Bem;
  • Tarifa social de água;
  • Carteira do idoso;
  • Isenção de taxas em concursos públicos;
  • Telefone Popular;
  • Tarifa social de energia elétrica;
  • Carta social;
  • Programa Identidade Jovem;
  • CNH SOCIAL; entre outros.

Como fazer Cadastro Único 2021

A dúvida agora é como fazer Cadastro Único em 2021. Até o início de 2020, os municípios faziam visitas regulares às famílias de baixa renda para garantir que o cadastro seria feito. Mas com a pandemia isso ficou mais complicado e a recomendação é realmente ir até um CRAS. 

Quem faz parte de família de baixa renda ou extrema pobreza pode procurar o Centro de Referências em Assistência Social mais próximo – ou a prefeitura local. Quem pode fazer o CadÚnico são essas famílias que possuem os seguintes requisitos:

  • Uma pessoa da família para responder às questões do cadastro (responsável familiar); 
  • O responsável familiar deve ser da família cadastrada e morar na mesma casa; 
  • Necessário que essa pessoa tenha idade mínima de 16 anos – e tenha em mãos CPF e os principais documentos pessoais. 

Muitas pessoas estão perguntando agora se vai ter Cadastro Único digital em 2021. Esse ainda é um rumor e novas informações ainda não foram disponibilizadas: por enquanto, o cadastro é feito presencialmente apenas. 

Consulta Cadastro Único 2021

E existe alguma forma de fazer a consulta do Cadastro Único 2021? Sim! O Governo Federal já disponibilizou o site oficial e também um aplicativo para quem quer conferir como está o seu cadastro. 

O aplicativo Meu CadÚnico é o mesmo do site. Você pode acessar gratuitamente através de celular com sistema Android ou iOS. É só acessar usando os seus dados cadastrados para conferir todas as informações. 

Acesse o site Meu CadÚnico: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/

LIBERADO em 2021: Benefícios para quem NUNCA CONTRIBUIU para o INSS! Valor de até R$1.100…

 

Leia Também