Aberta a consulta de Vagas do SiSU 2022; inscrições começam no dia 15/02 – Veja como participar da seleção

Quem quiser concorrer a uma das vagas deve ficar atento às inscrições. Confira!

Os estudantes de todo país que querem tentar uma vaga nas universidades públicas por meio Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem consultar a quantidade de vagas disponíveis no programa. Além disso, é possível também conhecer as regras do processo seletivo de cada universidade, como: notas mínimas exigidas ou regulamento para cotas sociais.

As informações foram divulgadas no início de fevereiro no site do Sisu (https://sisu.mec.gov.br) pelo Ministério da Educação (MEC). Durante a consulta, o estudante pode digitar o nome do curso, da instituição de ensino ou do município de interesse. Assim, aparecerão todas as vagas disponíveis.

Quem quiser concorrer a uma das vagas deve ficar atento às inscrições que começam efetivamente em 15 de fevereiro e seguem até o dia 18 do mesmo mês. O Sisu 2022 é voltado é voltado para estudantes de baixa renda que querem ter um diploma de graduação em universidade pública.

Aberta a consulta de Vagas do SiSU 2022 inscrições começam no dia 15-02 - Veja como participar da seleção
Imagem: Agência Brasil.

Cronograma do Sisu 2022

  • Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
  • Resultado da chamada única: 22 de fevereiro
  • Matrícula do selecionado: 23 de fevereiro a 8 de março
  • Participação na lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março
  • Resultados da lista de espera: a partir de 10 de março

O que é o Sisu 2022?

O Sisu é um programa de democratização do ensino superior desenvolvido pelo Ministério da Educação. Por meio dele, as instituições públicas de ensino superior ofertam vagas para participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

São aprovados, os candidatos que obtiveram a melhor classificação do exame. Ou seja, quanto maior a nota do Enem, maior a chance de ser selecionado para o curso desejado.

Veja também: Calendário SiSU 2022/1: MEC anuncia novas datas para matrículas e lista de espera

Quem pode participar do Sisu 2022?

A inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) só pode ser realizada por estudantes que participaram do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não zerou a redação.

Além disso, os interessados não podem ter participado na condição de treineiro.  Para se inscrever, o aluno deve fazer o cadastro no sistema de inscrição do Sisu, com login único do governo federal, mediante uma conta gov.br. Para ter o login único, você precisa se cadastrar no gov.br. Assim, poderá se candidatar a umas das vagas do Sisu 2022 ou em qualquer outro serviço do governo federal.

Inscrições do Sisu 2022

As inscrições para concorrer a uma das vagas do Sisu 2022 é gratuita, assim como a seleção. O programa não envia nenhum link para os estudantes nem por e-mail nem por celular.

O próprio candidato deve consultar o site do programa para acompanhar todas as etapas, inclusive a nota de corte. O cadastro é realizado exclusivamente no site do Sisu: https://sisu.mec.gov.br

Veja também: Quer ingressar na Universidade em 2022? Entenda como funcionam as notas de corte do SiSU, Fies e ProUni