A importância de fazer a inscrição SiSU no primeiro dia: Qual a diferença em realizar a inscrição no 1º dia?

Quando o usuário se inscreve logo no primeiro dia, ele pode acompanhar a nota de corte. Saiba mais.

Em fevereiro, estudantes de todo Brasil já podem fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2022). As datas estão previstas entre 15 e 18 de fevereiro e podem ser feitas gratuitamente no portal do programa. É importante destacar que apenas quem fez Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá participar do processo seletivo.

Além de ter realizado as provas, os participantes devem ter tirado boas notas e não podem ter zerado na redação, já que essas são um dos critérios para ser selecionado. Alunos com notas baixas não serão classificados.

A melhor maneira de aumentar as suas chances de classificação é realizar a inscrição logo no primeiro dia do cronograma, previsto para o dia 15 de fevereiro. Um dos motivos são as notas de corte, que mudam a cada inscrição.

A nota de corte é o principal motivo para fazer a inscrição no primeiro dia./Agência Brasil.

Por que devo me inscrever no primeiro dia?

Além de você evitar problemas como instabilidade do sistema por ter muita gente se inscrevendo, já que uma boa parte deixa para os últimos dias, fazer a inscrição no primeiro dia traz outros benefícios.

Quando o usuário se inscreve logo no primeiro dia, ele pode acompanhar a nota de corte. Esta nota é atualizada diariamente a cada nova inscrição e para quem escolheu cursos concorridos, essa nota é mais alta para aumentar a concorrência.

Se você perceber que está ficando para trás dá tempo de mudar as duas opções de curso anteriores por duas que se encaixem com suas notas do Enem. Essa mudança só pode ser feita por quem se cadastra para o processo do Sisu no primeiro dia. Quem faz isso nos últimos dias não consegue acompanhar a nota de corte nem mudar de opções, correndo o risco de ser desclassificado.

Verificar todos os dias se a sua nota se enquadra na nota de corte é importante para garantir a entrada na universidade pública. Mas caso outros candidatos que tenham optado pelos mesmos cursos que você, resolvam mudar a área de graduação, talvez a nota de corte baixe. Neste caso, não será necessário que você faça a alteração.

Veja também: MEC anuncia cronograma oficial do Fies 2022: Veja o calendário e como participar

O que é Sisu?

É um programa do governo federal que tem como meta oportunizar ingresso de estudantes ao ensino superior. São oferecidas vagas em cursos de graduação presencial e de ensino à distância (EAD). Muitas instituições públicas do ensino superior são parceiras do programa, o que facilita aos participantes ingressarem em uma universidade.

A distribuição das vagas obedece à Lei de Cotas (Lei 12.711/2012), sendo que as instituições podem optar por vagas reservadas ou adotar a modalidade de bônus na nota do candidato.

Inscreva-se no site oficial: https://sisu.mec.gov.br

Veja também: ProUni 2022: MEC divulga calendário oficial para inscrições do programa – Confira as datas