Programa do GOVERNO oferece mais de 70 cursos EaD totalmente gratuitos

Veja como ter acesso as vagas e porque fazer um curso EAD é importante hoje em dia

Para facilitar a digitalização dos serviços públicos, o governo lançou o programa Capacita Gov.br, que reúne cursos gratuitos EAD do governo federal e certificações de transformação digital em um só lugar.

De acordo com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, 74 cursos foram desenvolvidos em cooperação com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Os cursos são voltados principalmente para profissionais de órgãos federais, estaduais e municipais que buscam facilitar essa digitalização.

Cursos EAD oferecem qualificação gratuita para quem busca aprimoramento profissional

Curso EAD gratuitos oferecidos

Essas habilidades estão agrupadas em seis áreas de conhecimento: Ciência de Dados; Transformação Ágil, Liderança e Inovação, Governança e Gestão de TIC, Segurança e Privacidade e Transformação Digital.

Esses cursos são oferecidos na plataforma Escola Virtual de Governo (EV.G) e têm direito a credenciamento. Todos os interessados ​​podem se inscrever gratuitamente, não apenas servidores públicos federais, estaduais e municipais.

Veja também: Cursos gratuitos de capacitação e profissionalização EaD: Mais de 30 mil vagas disponíveis

Os cursos oferecidos incluem duas certificações avançadas: Digital Transformation Agile Manager e Digital Transformation – Fundamentals.

Para se qualificar, os alunos devem primeiro concluir todos os cursos associados a cada certificação dentro de 365 dias após a inscrição. O total de horas para os cursos de treinamento é de 175 horas e 133 horas, respectivamente. Segundo a secretaria, 839 pessoas concluíram as duas certificações. Mais de 78.000 pessoas foram treinadas desde janeiro de 2019.

Inscrições de cada cursos

Veja abaixo o link de inscrição para cada um dos cursos gratuitos EAD oferecidos:

PRINCE2 – Outra forma de gerenciar projetos na administração pública:  https://www.escolavirtual.gov.br/curso/723

Design sprints em projetos de transformação digital: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/528

Internet das Coisas (IoT) aplicada para solucionar desafios na administração pública: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/534

Metodologia Lean aplicada à transformação digital da administração pública: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/524

Governança de Dados na Transformação Digital: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/536 UX

Como melhorar a experiência do usuário de serviços públicos digitais: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/537

Veja também: Centro de Educação oferta aproximadamente 500 vagas em especializações EaD; melhore seu currículo!

Porque fazer um curso EAD?

Os cursos oferecidos por Sistemas de Ensino a Distância (EAD) são uma ótima opção, principalmente para quem busca aprimorar seus cursos, especializar-se, graduar ou pós-graduar.

Como não há necessidade de frequentar as salas de aula tradicionais, o trabalho e o estudo podem ser combinados, combinando experiência profissional com conhecimento teórico.

No ensino a distância, alunos e professores não precisam estar presentes no mesmo espaço físico ao mesmo tempo, ou seja, oferece um horário flexível onde os alunos podem estudar em qualquer lugar e da forma que preferirem, acessando cursos ministrados pelos professores em um ambiente virtual de ensino dentro das instituições.

Desta forma, o progresso da aprendizagem é gerido pelos alunos e o professor continua a ser a referência, mas sem a rigidez do ambiente escolar e do seu horário.