7 dicas PRÁTICAS para deixar seu celular mais rápido

É preciso usar certas técnicas diariamente para manter o seu celular rápido e eficiente. Dessa forma, elimina-se problemas e até mesmo facilita o dia-a-dia.

Os celulares mais recentes são aparelhos rápidos e com poucos defeitos. Entretanto, como usamos o aparelho a todo momento, é possível que ele trave. A saber, isso pode acontecer devido a muitos motivos, como memória cheia, mau uso, aplicativos, bateria, dentre outros. E, sem dúvidas, quando o celular começa a travar constantemente, isso atrapalha a vida do usuário. Mas, é possível deixar o seu celular mais rápido com apenas algumas técnicas.

Um celular rápido pode ajudar o seu dia-a-dia, facilitando sua rotina. Por exemplo, caso precisa fazer uma ligação urgente ou enviar uma mensagem sem que o aparelho trave. Sendo assim, confira o texto completo e veja algumas dicas incríveis para deixar o seu celular mais ágil.

Use essas técnicas para que seu celular mantenha-se rápido. (Foto: divulgação)

Como deixar o celular mais rápido?

Reinicie o aparelho

Nossa primeira dica é fácil e prática. Sempre que sentir que seu aparelho está devagar, o reinicie. Dessa forma, ele vai fechar aplicativos e ficar mais ágil. No dia-a-dia, a opção de reiniciar é mais prática do que resetar. Sendo assim, você pode realizá-la várias vezes por dia ou na semana, quando precisar.

Veja também: Segurança no celular: 6 ajustes que você DEVE fazer para se manter seguro 

Exclua fotos, arquivos e áudios

Insira o hábito de limpar a memória cache em sua rotina. A saber, este é o armazenamento rápido, com dados usados pelo processador. Entretanto, este arquivos ocupam muito espaço, e por isso seu celular fica com a memória reduzida. Assim, ao limpar o cache, você irá melhorar a lentidão, ganhar mais memória e reduzir os problemas com o aparelho.

Além disso, você também pode apagar as fotos, vídeos e arquivos. Caso possua arquivos importantes, transfira-os para o seu computador ou para uma unidade de armazenamento. Por exemplo, o HD externo ou pen drive. Ademais, no caso dos celulares Android, é possível usar o Google Fotos, quanto aparelhos IOS podem realizar backup no iCloud.

Elimine papéis de parede com animações e efeitos especiais

Muitos aparelhos oferecem a opção de baixar papéis de parede com animações e efeitos especiais. Entretanto, estes arquivos são pesados e podem até mesmo vir com vírus. Por isso, opte por papéis de parede simples, em tons escuros.

Apague aplicativos sem uso

Se você não usa algum aplicativo, o exclua do seu aparelho. Inclusive, muitos aparelhos já vem com certos aplicativos de fábrica, e que você pode nunca utilizar. Sendo assim, sempre observe se há algum app ocupando espaço desnecessário em seu celular. Ademais, muitos aplicativos são perigosos ou podem ser hackeados. Por isso, o ideal é sempre ter o mínimo.

Atualize o celular

Periodicamente, confira se o seu celular não precisa de alguma atualização. As atualizações são essenciais para manter o seu aparelho ágil, com as melhorias necessárias. A saber, quando a marca disponibiliza uma atualização, é sempre para melhorar o aparelho.

Limpe o seu WhatsApp

Diariamente, recebemos fotos, vídeos e áudios, dentre outros arquivos no WhatsApp. Por isso, sempre tenha o hábito de limpar estes arquivos para que seu celular não fique sobrecarregado. Além disso, sempre apague conversas antigas e mensagens de grupos sem atividade para ter mais espaço.

Resete às configurações de fábrica

A última opção para quem deseja deixar o celular mais rápido é voltar às configurações de fábrica. Dessa forma, o sistema irá apagar tudo e deixar o celular só com os aplicativos originais.

Veja também: Usuários do sistema iOS terão acesso a ESTA atualização do WhatsApp; confira