6 TRUQUES para melhorar seu dia a dia utilizando o Google através do celular

As dicas funcionam em aparelhos IOS e Android

O Google faz parte da vida de muitas pessoas. O mecanismo de busca é o mais utilizado do mundo e é responsável por diversos produtos digitais, como o Youtube, Gmail, Documentos, entre outros. O famoso site de pesquisas começou pelo computador, mas hoje tem sua versão para celular. Afinal, mais da metade das pesquisas feitas no buscados são por smartphones. 

Assim, existem maneiras de fazer a pesquisa pelo Google ser mais rápida. Tanto usuários de celulares com sistema Android, quanto os da Apple, com sistema IOS podem utilizar os truques. Existem atalhos, maneiras de ‘economizar’ o toque na tela, entre outras coisas. Confira as 6 dicas lendo esta matéria.

melhorar-seu-dia-a-dia-utilizando-o-Google
Dicas facilitam as buscas pelo aplicativo do Google em aparelhos com sistemas operacionais IOS e Android – Foto: divulgação

Selecionar trechos, pesquisa por comando de voz e assistente virtual 

Selecionar as partes do texto que deseja pesquisar

Sabe quando estamos lendo um texto e nos deparamos com um termo difícil ou algum conceito que não conhecemos? É possível fazer uma pesquisa sobre esses temas sem sair da página que estamos. Através do Touch to Search, recurso do Google, o usuário pode selecionar uma palavra ou frase e pesquisar na web. Embora funcione no IOS e Android, é necessário que o navegador oficial do aparelho seja o Chrome. O recurso não funciona no Safari, por exemplo. É só selecionar o trecho do que se deseja pesquisar e tocar no símbolo da empresa, que se encontra na parte inferior da página. 

Busca por áudio

Às vezes não sabemos escrever o termo corretamente ou até estamos sem tempo para tal. Por isso, existe a possibilidade de fazer uma busca por comando de voz. Tanto no Android, quanto no iPhone, o recurso está disponível. Assim como a outra ferramenta, é necessário baixar o aplicativo do Google no aparelho, para que ela funcione.  Para usá-la, basta clicar no ícone de microfone do lado da aba pesquisar, que aparece na tela inicial. O recurso pede autorização do uso do microfone, que pode ser ajustado em configurações. 

Assistente virtual 

A ferramenta também utiliza o comando por voz, mas funciona de uma forma diferente. Nesses casos, não é necessário entrar no aplicativo. Basta ativar a assistente virtual do seu celular, Google Assistente para Android e Siri para iPhones. Assim, ao desejar pesquisar algo, o usuário precisa falar o nome da assistente virtual e solicitar pela busca do termo. Exemplo: “Ei Siri, como utilizar o Google pelo celular”. 

Veja também: Site árabe promete pagar até $50 DÓLARES por hora para completar tarefas; é confiável?

Spotlight, Widgets e pesquisa por imagem 

Spotlight e barra de pesquisas

Outra forma de fazer pesquisas sem abrir o Google é por meio do Spotlight em Iphones e barra de pesquisas em Androids. Basta fazer um movimento na tela do celular do meio para baixo. O aparelho irá exibir uma barra de pesquisas, em que o usuário poderá digitar sobre os assuntos a serem estudados. 

Widget

O widget é um ícone que pode ser adicionado na tela para a interação do usuário. No caso do Google, é possível adicionar uma barra de pesquisa na tela inicial do celular. Assim, não há necessidade de abrir o aplicativo para fazer buscas, uma vez que a barra de pesquisas já está no menu inicial. Basta acessar as configurações que é possível adicionar o ícone. 

Pesquisa por imagem

Esse recurso funciona nos aplicativos do Google ou Google Chrome. Basta tocar no ícone da câmera, ao lado da barra de pesquisas. Assim, o usuário pode tirar uma foto ou escolher alguma de sua galeria. 

Veja também: Você sabia que é possível realizar ligações OCULTAS com iPhone? Veja como!