Esses são os 6 POSSÍVEIS temas da redação do Enem 2023; confira!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece dentro de poucos dias e os especialistas já revelaram quais são os temas que podem aparecer na redação. Saiba mais!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) funciona como uma prova de admissão à educação superior no Brasil que é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), que consiste em uma autarquia que funciona em conjunto com o Ministério da Educação do Brasil. A prova é feita desde 1998, mas possuía outro propósito. 

A princípio, o objetivo do Enem consistia em avaliar a qualidade do ensino médio no território nacional. No entanto, com o passar dos anos, a prova começou a ser utilizada como forma de adentrar ao ensino superior. Isso ocorreu após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) implementar o Programa Universidade para Todos (ProUni) e posteriormente o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O Enem 2023 acontece dentro de poucos dias e os possíveis temas da redação já foram revelados pelos especialistas. Portanto, confira a seguir quais são eles!

Os possíveis temas da redação do Enem 2023. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Dicas para fazer uma boa redação no Enem 2023

No próximo domingo (5), vai acontecer a primeira etapa da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e 3,9 milhões de inscritos poderão fazer uma redação dissertativa-argumentativa de até 30 linhas, além de responder a questões relativas à área de linguagens e ciências humanas. 

A principal dica para quem vai realizar a redação do ensino é iniciar  a prova no começo do exame, pois esse é o momento em que se estará mais descansado. Isso porque a dissertação-argumentativa exige uma certa capacidade de reflexão do candidato. Além disso, é importante ter em mente que os temas que caem na prova costumam ser relativos a problemas sociais. 

Sendo assim, caso o participante se depare com um tema sobre o qual não estudar a respeito ou não possuir muito repertório, é importante manter a calma. Para ajudar nesse processo, é importante conhecer bem a estrutura da redação do Enem. Nesse texto, é importante defender um ponto de vista, ou seja, fazer uma tese e justificar o seu pensamento por meio de argumentos consistentes e estruturados. 

Ao final do texto, ainda é importante que o candidato elabore uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no texto, lembrando que tal proposta deve respeitar os direitos humanos. A apresentação de uma proposta de intervenção ainda tem o intuito de buscar solucionar ou amenizar o problema e é obrigatória na redação do Enem. 

Por fim, lembre-se ainda de ler o que você escreveu mais uma vez antes de passar o texto a limpo, isso vai evitar que você perca pontos devido a erros bobos. 

Confira também: Faltam menos de 10 dias para o Enem 2023, confira uma TÁTICA infalível para mandar bem no Exame

Os possíveis temas da redação do Enem 2023

Com o Enem se aproximando, os professores já revelaram quais são os possíveis temas de redação da prova. Confira:

  1. Os impactos da inteligência artificial na sociedade;
  2. O aumento da violência escolar no Brasil nos últimos anos;
  3. O combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes;
  4. As mudanças climáticas e os seus impactos na vida dos seres humanos;
  5. A doação e o transporte de órgãos no Brasil;
  6. A política unificada para a identificação de pessoas desaparecidas. 

Saiba mais: Posso usar minha nota do ENEM para estudar em OUTRO país? Resposta vai te SURPREENDER!