ÓTIMA notícia! Data para pagamento do 5º lote da restituição do Imposto de Renda 2023 é ANUNCIADA
Como consultar os pagamentos da Receita Federal? No guia que vamos mostrar abaixo, você pode conferir o passo a passo completo e o calendário atualizado de restituições.
5º lote de restituição do Imposto de Renda já tem data de pagamento! É isso mesmo: em breve, milhões de pessoas do Brasil inteiro terão a possibilidade de receber de volta o dinheiro que foi pago a mais na Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física. A restituição também será direcionada a milhares de empresas! Nesse sentido, surge a dúvida: afinal de contas, quando os pagamentos serão realizados?
De antemão, podemos dizer que o 5º lote de restituição do Imposto de Renda será depositado ainda neste mês! A Receita Federal não divulgou o número exato de brasileiros que devem receber os novos pagamentos, mas de acordo com declarações prévias, os repasses têm tudo para quebrar recordes. Com isso em mente, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre o 5º lote de restituição do Imposto de Renda, incluindo o calendário completo.

Milhões de brasileiros declararam o IR em 2023
A restituição da Receita Federal, como você já sabe, é um pagamento do Governo relacionado à declaração do Imposto de Renda.
Desde já, é importante lembrar que somente as pessoas que declararam os rendimentos em 2023 podem garantir acesso aos depósitos.
Nesse sentido, quantas pessoas declararam o Imposto de Renda em 2023? Em 2023, vale citar, o período de entrega do documento chegou ao fim no dia 31 de maio.
Segundo dados do Governo Federal, a Receita recebeu 39.701.478 declarações em 2023. A quantia ultrapassou por pouco o número de declarações enviadas no ano passado.
Ainda segundo as informações do Governo, 62% dos brasileiros que declararam o Imposto de Renda terão a possibilidade de receber os pagamentos da restituição.
Veja também: Setembro reserva GRANDE SURPRESA para os beneficiários do Bolsa Família: CUIDADO!
Quem pode receber o 5º lote de restituição do Imposto de Renda?
O 5º lote de restituição do Imposto de Renda deve trazer pagamentos para todos os brasileiros que têm direito à restituição, e que ainda não receberam os depósitos dos lotes anteriores.
O Governo Federal não divulgou quantas pessoas poderão receber as restituições no quinto lote, mas ao que tudo indica, o número deve ser bastante expressivo.
Afinal de contas, o 5º lote de restituição do Imposto de Renda engloba todos os contribuintes que entregaram o documento entre os dias 29 e 31 de maio (a data limite para a entrega da declaração).
Como muitos brasileiros costumam deixar o envio da declaração de IR para o último minuto, o número de beneficiários do 5º lote de restituição pode, inclusive, superar a quantidade de depósitos dos lotes anteriores.
Os pagamentos são realizados de acordo com a ordem de prioridade estabelecida pelo Governo Federal. Veja abaixo quais beneficiários têm a possibilidade de receber os pagamentos de maneira prioritária:
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos com idade igual ou superior a 60 anos;
- Pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave;
- Brasileiros cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição via Pix.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
A maior parte dos brasileiros que têm direito às restituições do Imposto de Renda já receberam os pagamentos de 2023.
Você, inclusive, já pode estar com o dinheiro disponível na sua conta bancária! Vale a pena ficar de olho no saldo e conferir o passo a passo que vamos mostrar abaixo para consultar a sua situação:
- Acesse https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/;
- Na página inicial da plataforma, informe o seu CPF e data de nascimento;
- Clique em “Meu Imposto de Renda”;
- Escolha a opção “Consultar a restituição”;
- Informe, novamente, o seu CPF e a sua data de nascimento;
- Informe o ano de exercício;
- Complete o captcha para provar que você não é um robô;
- Clique em “consultar”;
- Pronto! A partir daí, você poderá conferir quando a sua restituição será liberada, além do valor completo de pagamento.
Como sacar o 5º lote de restituição do Imposto de Renda?
Seja no 5º lote ou nos pagamentos anteriores, o saque da restituição do Imposto de Renda sempre acontece da mesma maneira.
Os depósitos, desse modo, são realizados nas contas bancárias indicadas pelos contribuintes na Declaração do Imposto de Renda. No entanto, em algumas situações, o Governo não consegue fazer este depósito.
Isso acontece, por exemplo, quando os contribuintes informam dados incorretos da conta bancária, ou quando indicam contas de depósito que não estão em seu nome.
“Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil”, explica a Receita.
Nesse caso, para solicitar a retirada dos valores, será necessário entrar em contato com a Central de Atendimento do Banco do Brasil. Você pode fazer isso com os seguintes telefones:
- Telefone 4004-0001: Apenas para os contribuintes que residem nas capitais;
- Telefone gratuito 0800-729-0001: Serve para os contribuintes que residem em outras localidades;
- Telefone gratuito 0800-729-0088: É exclusivo para as Pessoas com Deficiência (PCDs) auditiva.
Veja também: Lista REVELA o que pode fazer você PERDER o Bolsa Família: nunca faça ISSO!
Calendário do 5º lote de restituição do Imposto de Renda – Veja as datas!
Agora que você já sabe como consultar os lotes de restituição do Imposto de Renda, e quem pode receber os pagamentos da 5ª rodada, é hora de conhecer o calendário completo da Receita Federal.
Neste ano, como você já sabe, a restituição do Imposto de Renda foi dividida em 5 lotes. Ou seja: a quinta rodada de pagamentos também é a última!
De acordo com o calendário da Receita, todos os brasileiros que ainda não receberam a restituição devem garantir acesso ao pagamento até o final do mês.
Nesse sentido, confira abaixo o calendário completo da restituição do Imposto de Renda 2023 – incluindo os lotes que já foram depositados e a data de pagamento da última rodada:
- 1º lote do Imposto de Renda 2023: Consulta foi liberada no dia 24 de maio, pagamento foi disponibilizado no dia 31 de maio;
- 2º lote do Imposto de Renda 2023: Consulta foi liberada no dia 23 de junho, pagamento foi disponibilizado no dia 30 de junho;
- 3º lote do Imposto de Renda 2023: Consulta foi liberada no dia 24 de julho, pagamento foi disponibilizado no dia 31 de julho;
- 4º lote do Imposto de Renda 2023: Consulta foi liberada no dia 24 de agosto, pagamento foi disponibilizado no dia 31 de agosto;
- 5º lote do Imposto de Renda 2023: Consulta será liberada no dia 22 de setembro, pagamento será disponibilizado no dia 29 de setembro.
Ainda tem dúvidas sobre as restituições do IR? Solucione todas as questões no site oficial: https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/.
Como sei que caí na temida malha fina?
Em 2023, já foi realizada a entrega das declarações do Imposto de Renda e, por essa razão, já é possível saber se você caiu na malha fina. Para isso, é necessário consultar sua situação pelo site da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br) e descobrir se há pendências e quais são elas.
Ao acessar o site, é só clicar em “Meu Imposto de Renda” e então escolher “Pendências de malha”, que é onde esse dado vai ficar disponível, se for o caso. Também por ali você pode saber o que está te deixando com a pendência e, consequentemente, como se livrar dessa situação.