5 Cursos que Prometem uma Carreira de Sucesso

Atualizado Hoje!

Separamos 5 Cursos que Prometem uma Carreira de Sucesso para os próximos anos – Confira informações detalhadas sobre o Mercado de Trabalho e Perfil Profissional para cada Curso!

Conheça 5 Cursos que Prometem uma Carreira de Sucesso – Confira as melhores oportunidades para o mercado de trabalho nos próximos anos!

Quando você acessar o site do SISU já sabendo da sua nota, sua cabeça vai ferver e muitas dúvidas sobre qual curso escolher podem surgir.

Muitas vezes o estudante já têm uma ideia do curso que pretende ingressar na universidade, porém, em muitos casos surge uma dúvida de última hora. Sabendo disso preparamos um Top 5 que ajudará você a decidir ou no caso, ter outras opções em vista.

Separamos os cursos que mais cresceram e vão crescer nos anos que estão por vir, detalhando a capacitação, perfil do profissional e o seu mercado de trabalho. Acompanhe com a gente os 5 cursos com maiores possibilidades para os próximos anos.

5 Cursos que Promete uma Carreira de Sucesso

5º Posição: Pedagogia

Curso de PedagogiaA Pedagogia é a área que cuida dos métodos e princípios de ensino e aprendizagem, na administração de escolas e na direção dos assuntos de toda área da educação. O pedagogo (a) deve focar o seu trabalho para garantir e também melhorar a qualidade do ensino. Sua área de atuação se divide em duas: administração escolar e o magistério.

O profissional de pedagogia não tende a ficar limitado somente em escolas, eles também podem trabalhar em museus, mídias educativas, produção de material pedagógico, e também qualquer outra área que envolva educação.

Perfil do profissional de Pedagogia

Quem tem a ideia de cursar pedagogia, deve lembrar que ter vocação e vontade de ensinar é algo fundamental. Gostar de ter contato com pessoas das mais diferentes idades, tem uma grande compreensão e ser estudioso são umas das características mais valorizadas na pedagogia.

Um profissional da área pedagógica deve ter habilidade de lidar com o outro de uma forma educacional, e ter interesse pela formação das pessoas.

Mercado de trabalho da Pedagogia

Como falamos no início deste post, o mercado de trabalho da pedagogia se divide em dois espaços:

O primeiro espaço integra os profissionais que trabalham em escolas, sendo como administradores ou professores de educação infantil. Para se trabalhar em uma escola pública o pedagogo deve prestar concurso público, que vem aumentando gradativamente seu número de vagas.

O segundo espaço em que a Pedagogia é sempre atuar onde haverá uma ação educativa. Ultimamente ONGs e hospitais, geralmente dando suporte educativo e ações recreativas para crianças que estejam internadas há um longo período de tempo.

4º Posição: Engenharia Civil

Engenharia CivilQuem escolhe o curso de Engenharia Civil deve estar preparado para enfrentar disciplinas muitas vezes ditas como as mais difíceis do meio acadêmico, alguns exemplos são: cálculo, geometria, física e química. Estas são apenas algumas que o aluno de Engenharia Civil deverá encarar até se formar, além de mecânica dos solos, noções de saneamento e geologia. Então além de estudar conteúdos direcionados, o estudante de
Engenharia Civil sairá com uma grande noção de arquitetura também.

Portando você já deve estar preparado para dominar a área de exatas, a profissão de Engenheiro Civil é para aqueles que gostam de números e sempre foram bons alunos em matemática e física no ensino médio, porque todas disciplinas exigirão que você compreenda seus conceitos.

Perfil do profissional de Engenharia Civil

O perfil do profissional de Engenharia Civil deve se basear primeiramente na capacidade da pessoa em ter habilidade com números, pois tudo será baseado em cálculos. Ele também precisará de uma grande habilidade para se adequar a e assimilar ferramentas tecnológicas em sua rotina de trabalho.

Outras qualidades indispensáveis para o Engenheiro Civil são ter uma boa comunicação e facilidade em trabalhar em grupo, isso porque ele terá que conversar, argumentar e dar ordens a diversos trabalhadores de vários setores da área de construção.

Mercado de trabalho da Engenharia Civil

A procura por engenheiros no Brasil sempre foi e ainda é bastante elevada, portanto, na Engenharias Civil não seria diferente, ser um dos vestibulares mais concorridos em universidades federais no país significa que a muitas oportunidades no mercado de trabalho para os profissionais do ramo de Engenharia Civil.

O setor da construção aumenta a cada ano, e a necessidade de engenheiros civis também aumenta, mas mesmo assim não há engenheiros suficientes para cumprir a demanda, facilitando os alunos do curso que não encontram dificuldades em arrumar estágios no ramo.

3º Posição: Medicina

MedicinaEntrar em Medicina é uma batalha que se estende as vezes por diversos anos, pois as notas de corte do ENEM são as mais altas dentre todos cursos das universidades federais do país. E concluir o curso tem a mesma dificuldade ou mais, o curso de graduação em Medicina conta com um dos currículos mais complicados entre todos cursos de graduação, a grade curricular é distribuída em tempo integral e diversos plantões ao passar dos anos.

O curso tem duração média de seis anos. E a residência médica corresponde em 2 anos, ela serve para que o graduado em medicina se especialize em alguma área específica do curso, como cardiologia ou oftalmologia dentre outras por exemplo.

Perfil do profissional em Medicina

O profissional em medicina têm que ser uma muito responsável, já que ela cuidará da saúde das pessoas e será responsável pela vida das mesmas. Ele deverá ser cuidadoso e atencioso e também ter uma grande facilidade na comunicação, porque terá contato com pessoas de diferentes idades, escolaridade e classe social.

O médico precisa estar sempre estudando e se atualizando. Ser uma pessoa que está sempre em busca da inovação mas sem esquecer da segurança, já que o conhecimento em medicina está sempre se atualizando, sendo com novas descobertas no meio da pesquisa ou em tecnologias.

Mercado de trabalho da Medicina

Conforme a cidade for maior, maior será a dificuldade para um médico se firmar na sua carreira, devido ao grande número de profissionais de medicina que atuam em um mesmo raio de distância. Já nas cidades menores e mais distantes dos grandes centros do país, a necessidade de um médico é muito maior, portanto as oportunidades se tornam bem maiores. Na região norte e nordeste por exemplo, há prefeituras que muitas vezes chegam a pagar 15 mil reais como salário inicial para quem aceitar ir morar e trabalhar em regime integral. E o médico também poderá ser um profissional autônomo, abrindo sua própria clínica relativa a sua especialização. Dificilmente faltará oportunidades para um profissional em medicina.

2° Posição: Sistemas da Informação

Sistemas da InformaçãoUm dos cursos que mais cresceu nos últimos anos foi o de Sistemas de Informação, isso tudo se deve ao crescimento da internet em nossas vidas. O curso de Sistemas de informação te prepara para operar as atividades com mais importância da informática, como funções de criação, instalação de programas, administração de redes de bancos de dados, desenhar e desenvolver sites entre outras.

O curso de Sistemas da Informação tem duração média de 4 anos e apresenta as disciplinas de: Banco de Dados, Raciocínio Lógico, Cálculo, Inteligência Artificial e Linguagens de Programação por exemplo.

Perfil do profissional em Sistemas da Informação

O Perfil do profissional em Sistemas da Informação se dá de forma mais generalista, podendo se especializar em alguma área de sua escolha no meio da informática ou em mais de uma se for o caso.

Sua profissão requer um grande gosto pelo estudo, existem atualizações diárias no meio da informática, tornando necessárias as atualizações constantes do profissional de Sistemas da Informação. O gosto por desafios é algo muito importante, porque vários problemas surgirão e você deverá estar pronto para ter uma solução tecnológica e propor novas ferramentas.

Mercado de trabalho de Sistemas de Informação

O mercado de trabalho para o profissional em Sistemas de informação não têm uma empresa ou setor definido, podendo trabalhar em qualquer situações existentes em que haja uso de computadores, internet e tecnologias.

As áreas de atuação para o profissional de Sistemas de informação são: criação de aplicativos para a tablets, smartphones e computadores, e-commerce, gerência de comércio e suporte técnicos.

1° Posição: Enfermagem

EnfermagemO profissional da área de enfermagem é praticamente indispensável em todos os setores de um hospital, desde a psiquiatria até a cardiologia, é o responsável pela coleta dos dados do paciente através de exames clínicos e entrevistas, com isso montar um diagnóstico que via estabelecer uma determinada conduta a ser seguida.

Mas o trabalho de um enfermeiro (a) não se limita a simplesmente a trabalhos em hospitais e clínicas particulares, existe um campo que vêm crescendo muito que é o da saúde coletiva, onde o profissional trabalhará no incentivo a saúde e na prevenção de doenças, com trabalhos educativos em determinadas comunidades.

Perfil do profissional em Enfermagem

É muito importante que o profissional de enfermagem tenha uma excelente comunicação e um grande tato para trabalhar em equipe, com o mais variado tipos de profissionais. O enfermeiro (a) deve ter paciência e extremo cuidado para lidar com pessoas em um momento de grande fragilidade.

A relação entre o enfermeiro (a) e o paciente deve se dar de forma respeitosa mas com proximidade e confiança, é muito importante para o profissional de enfermagem ter a empatia e do paciente, para isso, ele deverá ser atencioso e educado.

Mercado de trabalho para Enfermagem

O mercado de trabalho para a enfermagem é muito grande, existe uma grande demanda de vagas para enfermeiros mas também uma grande gama de profissionais da área para ocupar essas vagas.

Então é extremamente importante o preparo tanto teórico como o prático durante o tempo em que o estudante está na graduação, com isso o estudante sairá em vantagem para conseguir uma boa vaga no mercado de trabalho.

Avalie

 

Leia Também