4º lote da restituição será distribuído NESTE mês: consulte e descubra QUANTO você receberá

Quem poderá receber a restituição do Imposto de Renda em seu 4º lote? Confira as informações mais importantes sobre a nova rodada de pagamentos.

Lote da restituição do Imposto de Renda – quarta rodada de pagamentos acontece ainda em agosto! Portanto, se você tem direito à restituição do IR, pode ser interessante conferir o calendário completo para descobrir quando será realizado o depósito. Neste ano, os pagamentos da restituição retornam com grandes novidades. Uma das mais importantes envolve a possibilidade de receber os valores via Pix.

Ou seja: em 2023, você tem a chance de receber a restituição do Imposto de Renda na hora! Mas, nesse sentido, os contribuintes da Previdência Social compartilham diversas dúvidas: quando os pagamentos serão depositados? Quem poderá recebê-los? Quais grupos são englobados em cada lote? Abaixo, você pode conferir a resposta atualizada desta e de várias outras perguntas; veja.

Saiba tudo sobre o novo lote da restituição de Imposto de Renda! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br
Saiba tudo sobre o novo lote da restituição de Imposto de Renda! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quantas pessoas declararam o IR em 2023?

Neste ano, o período de entrega da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física chegou ao fim no dia 31 de maio. Dessa forma, surge a dúvida: quantas pessoas declararam o IR neste ano?

De acordo com dados do Governo Federal, o Leão recebeu 39.701.478 declarações em 2023. O número ultrapassou por pouco o número de declarações enviadas no ano passado.

Destes brasileiros, cerca de 62% devem receber (ou já receberam) as aguardadas restituições dos pagamentos.

Veja também:  Novo programa de Lula é uma verdadeira ‘luz no horizonte’ para os brasileiros: “O povo quer”

Quem tem direito ao 4º lote de restituição do IR? Qual é o valor?

Todas as pessoas que pagaram mais do que deveriam na Declaração de Imposto de Renda podem receber as restituições. Os pagamentos são divididos de acordo com a data de entrega do documento, e segundo a ordem de prioridade que é estabelecida pela própria Receita Federal.

Desse modo, veja abaixo os contribuintes do Leão que podem receber os pagamentos de maneira prioritária, na ordem estabelecida pelo Governo:

  • Idosos acima de 80 anos
  • Idosos com idade igual ou superior a 60 anos
  • Contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
  • Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição via Pix.

Quanto aos valores de pagamento, não podemos estabelecer um montante sólido, já que eles variam de acordo com o montante declarado no IR.

4º lote da restituição de IR já tem data de pagamento

É isso mesmo: o 4º lote de restituição do Imposto de Renda já tem data para ser pago! Melhor ainda: os depósitos acontecem até o final deste mês (agosto de 2023).

Os pagamentos seguem o mesmo calendário dos lotes anteriores. O cronograma em questão foi divulgado em maio deste ano, pelos representantes da Receita Federal.

Até o momento, a maior parte dos brasileiros que têm direito à restituição do Imposto de Renda já receberam os pagamentos. O 4º lote da restituição, nesse sentido, representa a penúltima rodada de depósitos.

Calendário completo e atualizado da Restituição de Imposto de Renda

Agora que você já sabe quem pode receber a restituição no 4º lote, e como os pagamentos são realizados para os brasileiros, é hora de conferir o calendário completo e atualizado da Restituição.

Neste ano, a restituição do Imposto de Renda foi dividida em 5 lotes. Os 3 primeiros já foram pagos, e os 2 últimos serão transferidos até o final de setembro.

Desse modo, veja abaixo o cronograma completo e atualizado com os 5 lotes da restituição do Imposto de Renda em 2023:

  • 1º lote do Imposto de Renda 2023: Consulta foi liberada no dia 24 de maio, pagamento foi disponibilizado no dia 31 de maio;
  • 2º lote do Imposto de Renda 2023: Consulta foi liberada no dia 23 de junho, pagamento será disponibilizado no dia 30 de junho;
  • 3º lote do Imposto de Renda 2023: Consulta foi liberada no dia 24 de julho, pagamento foi disponibilizado no dia 31 de julho;
  • 4º lote do Imposto de Renda 2023: Consulta será liberada no dia 24 de agosto, pagamento será disponibilizado no dia 31 de agosto;
  • 5º lote do Imposto de Renda 2023: Consulta será liberada no dia 22 de setembro, pagamento será disponibilizado no dia 29 de setembro.

Em outras palavras, se você tem direito ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2023, seu pagamento será depositado até o último dia do mês. Fique de olho na sua conta bancária!

Como consultar o 4º lote de restituição do IR?

Como você já pôde perceber, a consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda será liberada somente a partir do dia 24 de agosto. Ou seja: será necessário aguardar pouco mais de 2 semanas para conferir a situação dos pagamentos.

De antemão, podemos dizer que o processo de consulta será o mesmo dos lotes anteriores. Existem duas maneiras para conferir o status da sua restituição: acessar o site oficial da Receita Federal, ou utilizar a plataforma Restituições.

Abaixo, vamos mostrar o tutorial completo para ambas as modalidades! Primeiramente, veja como consultar o 4º lote da restituição do IR no site oficial da Receita:

  • Acesse www.gov.br/receitafederal;
  • Escolha a opção “Meu Imposto de Renda”;
  • Preencha todas as informações pedidas pela plataforma;
  • Em seguida, clique em “Consultar a Restituição”;
  • Pronto! Você poderá conferir todos os valores disponíveis no seu nome.

Por último, confira abaixo o tutorial completo para fazer a consulta à restituição do Imposto de Renda no hotsite das Restituições:

  • Acesse https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/;
  • Na página inicial da plataforma, informe o seu CPF e data de nascimento;
  • Clique em “Meu Imposto de Renda”;
  • Escolha a opção “Consultar a restituição”;
  • Informe, novamente, o seu CPF e a sua data de nascimento;
  • Informe o ano de exercício;
  • Complete o captcha para provar que você não é um robô;
  • Clique em “consultar”;
  • Pronto! A partir daí, você poderá conferir quando a sua restituição será liberada.

Veja também:  SEGREDOS para conseguir empréstimo do Nubank são FINALMENTE REVELADOS: siga o passo a passo para garantir sua grana extra

Tome cuidado com os golpes do Imposto de Renda!

Finalmente, devemos salientar que a consulta e a solicitação das restituições do IR devem ser realizadas, EXCLUSIVAMENTE, nos canais oficiais de atendimento da Receita Federal.

O próprio portal do Leão ressalta que muitos criminosos têm se aproveitado do interesse dos brasileiros para aplicar golpes digitais. Por isso, todo cuidado é pouco!

“Neste período em que nos encontramos em meio à temporada de declaração do Imposto de Renda, é crucial que todos tomem precauções para evitar cair em armadilhas virtuais. A Receita Federal ressalta que NÃO envia comunicações por e-mail ou mensagens de texto solicitando a correção de erros em declarações por meio de links”, diz uma nota oficial do órgão.