400 MIL pessoas ainda não resgataram o saldo do PIS/Pasep: consulte sua conta

Confira todos os detalhes sobre os brasileiros que ainda não resgataram o abono salarial do PIS/Pasep!

Hoje em dia quem é capaz de dizer ‘não’ para um dinheirinho extra? Pois esse é o caso de milhares de brasileiros que não estão indo em busca do seu saldo do PIS/Pasep embora o dinheiro esteja disponível para eles neste momento. 

Confira a seguir todos os detalhes sobre o abono salarial e saiba quem são os trabalhadores que podem resgatar pagamentos que ainda estão parados. Fique ligado e resgate agora esse valor a mais que pode ajudar a pagar algumas contas neste início de ano. Não esqueça de avisar para quem não sacou ainda!

Sacar PIS Pasep
Confira todos os detalhes sobre o saldo perdido do PIS/Pasep para muitos brasileiros (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Saldo ‘esquecido’ do PIS/Pasep em 2023

Antes de mais nada, é importante lembrar que não existe só o PIS/Pasep do calendário de 2023

Para quem não sabe, desde fevereiro está acontecendo o pagamento do abono relacionado ao ano-base de 2021. Ou seja, quem está recebendo neste momento são as pessoas que trabalharam com carteira assinada neste ano específico. 

Esse valor segue sendo pago normalmente e é uma referência para quem atua com carteira assinada. Isso serve tanto para quem trabalha em âmbito privado (PIS) como para quem é servidor público de diferentes intâncias (saque do Pasep).

Contudo, esse não é o único abono do PIS/Pasep disponível para os brasileiros. Existe uma quantia referente ao ano-base 2020: de acordo com a regra, essa quantia pode ser resgatada até 5 anos depois. 

Veja também: Novo saque de R$ 1,3 MIL do abono salarial ficará disponível para quem? CONSULTE!

Quem pode sacar esse PIS/Pasep ‘esquecido’?

Neste momento existem mais de 400 mil brasileiros e brasileiras que podem receber esses valores atrasados. 

Lembrando que existem, ainda, alguns requisitos para fazer o saque do PIS/Pasep perdido. São os principais:

  • Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos; 
  • Ter trabalhado por pelo menos 1 mês (consecutivo ou não) no ano de 2020; 
  • Ter recebido no máximo 2 salário mínimos por mês – em média. 

Evidentemente, apenas pode sacar o abono salarial perdido quem não fez o saque referente ao ano-base 2020. 

Ou seja, mesmo quem já sacou o valor do calendário atual – ano-base 2021 – pode ter esse valor parado. É comum que muitas pessoas sequer lembrem que possuem esse valor disponível. 

Como sacar o saldo do PIS/Pasep parado em 2023

Por fim, quem está em dúvidas se pode ou não fazer o saque do PIS/Pasep do ano-base 2020 pode verificar isso rapidamente. 

Ou seja, o primeiro passo é fazer a consulta do PIS/Pasep esquecido:

  1. Antes de mais nada, baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.carteiradigital&hl=pt_BR&gl=US
  2. Se não encontrar a informação, faça o seguinte: ligue para 158 (em caso de PIS) ou então para 4004-0001 ou 0800.0729-0001 (em caso de Pasep). 

Para fazer a solicitar do saque do abono perdido é possível também entrar em contato por e-mail para trabalho.uf@economia.gov.br. IMPORTANTE: troque as letras ‘uf’ pela sigla do seu estado antes de mandar o e-mail. 

Finalmente, a última opção é indo até uma agência da CAIXA (Pis) ou do Banco do Brasil (Pasep). 

Veja também: Abono salarial recebe ALTERAÇÕES: veja o que mudou