4 sinais de que o seu relacionamento está ACABANDO

Em algumas situações, é preciso reconhecer que nem todos os relacionamentos são saudáveis, e alguns sinais indicam isso. Confira!

Todo e qualquer relacionamento passa por momentos bons e ruins. No entanto, as vezes é possível se tornem maiores do que o amor que os une. Nesse caso, o que acontece?  Vez ou outra, portanto, é importante perceber que nem todos os vínculos que nutrimos são saudáveis, e pode ser difícil saber quando é hora de tomar uma decisão.

Para ajudá-lo a identificar os indícios de que algo não está indo bem e talvez seja a hora de considerar seguir em frente, reunimos quatro sinais simples que indicam que seu relacionamento pode parecer um campo minado e está passando por dificuldades. Quer saber quais são? Então, siga a leitura.

Aprenda a identificar sinais de desgaste no seu relacionamento. (Foto: Divulgação).

Quatro sinais de que seu relacionamento está em perigo

Acompanhe a nossa lista:

Veja também: Eles são para CASAR: confira quais os MELHORES signos para iniciar um relacionamento sério 

1. Exposição pública dos problemas

Expor problemas relacionados à intimidade do casal é um sério golpe à privacidade e à confiança dentro de um relacionamento. Assuntos íntimos devem ser abordados internamente, ou, caso seja necessário, com a assistência de um profissional qualificado. Nesse sentido, evite compartilhar detalhes íntimos do casal com amigos, familiares ou desconhecidos.

2. Ressuscitar o passado em discussões

Reviver constantemente questões do passado durante discussões apenas intensifica o estresse e prolonga o conflito. Sendo assim, é de suma importância concentrar-se no presente e buscar soluções construtivas. Abordar problemas antigos pode ser necessário, porém, deve ser feito em momentos apropriados, sem ressuscitar o passado em todas as conversas.

3. Pressões dos padrões socioculturais

Frequentemente a sociedade estabelece padrões e expectativas para o que deve ser um relacionamento. No entanto, cada casal possui características particulares, e a pressão para se conformar com normas sociais pode ser prejudicial para a saúde da relação. É importante, portanto, que você e seu parceiro estabeleçam juntos as diretrizes que melhor se adequam a vocês, sem se submeterem a padrões ou demandas externas.

4. Comunicação insuficiente sobre a intimidade

A intimidade possui um papel fundamental em todos os relacionamentos. A ausência de uma comunicação franca acerca de desejos, necessidades e expectativas pode resultar em insatisfação e afastamento. É necessário, então, que você e seu parceiro conversem abertamente sobre esses aspectos, com sinceridade e transparência.

Identificou esses sinais no seu relacionamento?

Se você chegou até aqui e identificou algum desses sinais no seu relacionamento, é hora de fazer uma autoavaliação. Basicamente, avalie o impacto desses sinais no seu bem-estar emocional e físico. Aproveite para se perguntar como esses sinais afetam o relacionamento e a sua própria felicidade.

Feito isso, converse com seu parceiro sobre os sinais identificados e, então, diga suas preocupações e sentimentos com honestidade e abertura. Lembre-se também de tentar entender o ponto de vista do seu parceiro, afinal, o relacionamento é constituído por pessoas com perspectivas geralmente diferentes.

Por fim, se após avaliar a situação, você acreditar que o relacionamento é insustentável e prejudicial, pode ser necessário considerar a possibilidade de uma separação ou divórcio. Apesar de a necessidade de tomar decisões em relacionamentos ser um processo pessoal e muitas vezes complexo, ela é sempre necessária.

Veja também:  Seu relacionamento NÃO está te fazendo bem? Veja possíveis sinais de que ele é TÓXICO!