Imposto de Renda 2021 4º lote de restituição: Veja como fazer a consulta

Atualizado Hoje!

Confira todos os detalhes sobre o pagamento da restituição do IRPF em 2021! 4º lote já está disponível para consulta! 

Muitas famílias brasileiras continuam em uma situação complicada financeiramente por conta da pandemia. Por isso, qualquer ajuda é bem-vinda e o 4º lote da restituição do Imposto de Renda 2021 vai ser um dinheirinho extra em um bom momento. 

A boa notícia é que a Receita Federal já disponibilizou todas as informações necessárias sobre os valores. Fique atento e saiba exatamente quem poderá receber os pagamentos neste mês. 

Imposto de Renda 2021 4º lote de restituição Veja como fazer a consulta
Imposto de Renda 2021. 4º lote de restituição. / Imagem: Divulgação.

Consulta 4ª Lote do Imposto de Renda 2021

Está liberado! A Receita Federal liberou oficialmente, na terça-feira (24), a consulta ao 4º lote do Imposto de Renda 2021

Estamos falando da consulta da restituição do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física), que chega ao penúltimo pagamento. Muitas pessoas começam a receber agora já que os primeiros depósitos são principalmente para públicos prioritários. 

De acordo com os dados oficiais da Receita Federal, a consulta da restituição do 4º lote será para 3.819.743 milhões de contribuintes. O pagamento total desse grupo gira em um valor de R$ 5,1 bilhões. 

Restituição Imposto de Renda 2021 4º Lote – Quem vai receber

Uma dúvida muito comum neste momento é: quem vai receber o 4º lote da restituição do Imposto de Renda? Como dito anteriormente, até o momento a maioria dos pagamentos eram feitos para públicos prioritários. 

No quarto lote da restituição seguem recebendo alguns grupos com prioridades, mas aumenta muito o número de não prioritários. 

Confira quem vai receber a restituição do Imposto de Renda no 4º lote:

  • Idosos acima de 80 anos: 8.185 contribuintes; 
  • Idosos entre 60 e 79 anos: 67.893 contribuintes; 
  • Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave: 6.088; 
  • Contribuintes que atuam com magistério: 26.647; 
  • Pagamento da restituição de não prioritários: 3.710.930. 

Quando são os pagamentos do 4º lote da Restituição Imposto de Renda

É importante agora ficar atento para as datas dos pagamentos da restituição do IRPF 2021. Todos os lotes estão indo de acordo com um cronograma estabelecido pela Receita Federal. 

Como a consulta deste lote começou no dia 24 de agosto, os pagamentos do 4º lote da restituição do imposto acontecerão no dia 31 de agosto

Lembrando que a Receita sempre divulga as consultas exatamente uma semana antes dos depósitos. Confira o cronograma completo a seguir. 

Calendário Pagamento Restituição Imposto de Renda 2021

Como consultar 4º Lote Restituição Imposto de Renda 2021

Agora vamos ao que interessa: muitas pessoas ainda não sabem como fazer a consulta do 4º lote da restituição do Imposto de Renda rapidamente. Existem duas formas de fazer isso: pelo site ou pelo aplicativo. 

Selecionamos a seguir um passo a passo de como consultar a restituição do Imposto de Renda das duas maneiras. Confira:

Consultar Restituição do IRPF pelo site:

  1. Acesse o site de consulta da restituição da Receita Federal (https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp); 
  2. Adicione seu CPF e o ano de consulta (2021); 
  3. Agora adicione sua data de nascimento; 
  4. Complete os caracteres da imagem e clique em Consultar. Pronto!

Consultar Restituição do Imposto pelo aplicativo:

  1. Faça o download do app Meu Imposto de Renda (disponível para iOS ou Android); 
  2. Acesse com as suas informações do Gov.BR (CPF e senha); 
  3. Na página inicial aceite os termos e depois clique em Consulta Restituição no menu Pessoa Física. Pronto!

Não recebi minha restituição, e agora?

Muitas pessoas já estão preocupadas porque o pagamento da restituição do Imposto de Renda não caiu na conta. Existem algumas explicações para isso: a conta informada pode estar desativada ou pode haver algum erro nos dados. 

Dificilmente existe um erro interno da Receita Federal, mas é importante ficar atento para as regras do pagamento. A Receita, por lei, NÃO é obrigada a avisar os beneficiários. Por isso você deve sempre fazer a consulta para ver se o seu pagamento está disponível. 

Se você informou uma conta que está desativada por falta de uso há muito tempo, terá o período de um ano para resgatar o dinheiro no Banco do Brasil. Nesse caso, é possível reagendar o pagamento da restituição do Imposto de Renda pelo Portal do IRPF do BB (https://www.bb.com.br/IRPF). 

Veja Também: Aplicativo Meu CadÚnico: Atualizar cadastro Auxílio Brasil

5º Lote Restituição Imposto de Renda 2021

Por fim, é importante lembrar que o quarto pagamento é o penúltimo deste ano. O 5º lote da restituição do Imposto de Renda 2021 será o último e vai acontecer já no próximo mês. 

Os pagamentos do 5º lote da restituição IRPF 2021 acontecem no dia 30 de setembro e vão ter, principalmente, pessoas do grupo não prioritário. 

 

Leia Também