4 coisas que você JAMAIS deve contar para colegas de trabalho

O mundo corporativo é um ambiente extremamente competitivo - e até tóxico. Então, é necessário preservar a imagem pessoal.

Lidar com colegas de trabalho certamente não é fácil. Em primeiro lugar, o ambiente corporativo costuma ser muito competitivo, o que o torna um lugar tóxico na maioria das empresas. Muitas pessoas podem usar de suas informações pessoais contra você. Infelizmente, ainda é comum que exista sabotagem dentro do mercado de trabalho. Por essa razão, é necessário tomar bastante cuidado. 

Outro ponto importante é o zelo pela imagem pessoal. Existem certos tipos de coisas que simplesmente não pegam bem, ao serem compartilhadas com colegas de trabalho. Mesmo que o ambiente seja de descontração, em uma festa da empresa, por exemplo. O recomendado pela etiqueta é evitar certos tipos de assunto. Separamos uma lista com o que você jamais deve dizer, leia esta matéria para conferir. 

working-e
Jamais revele estas coisas para colegas de trabalho – Foto: divulgação

Atenção, nunca revele estas quatro coisas para colegas de trabalho!

Antes de mais nada, é importante deixar claro que tudo é uma questão de intimidade. Por mais que seja raro, existem pessoas que fazem grandes amizades dentro do ambiente de trabalho. Neste caso, é natural que você acabe revelando certas coisas. Mesmo assim, existem alguns assuntos que devem ser evitados com os colegas de trabalho. Dessa forma, é possível evitar constrangimentos e até mesmo sabotagem. 

Dinheiro

Para a etiqueta, falar de dinheiro sempre é delicado. Afinal de contas, estamos em um país com diferenças salariais enormes. Por essa razão, tocar no tópico finanças pode evitar alguns constrangimentos. Por outro lado, é possível fazer um comparativo com os seus colegas de trabalho e descobrir se você recebe o mesmo por alguém que desempenha uma função igual. 

Crenças pessoais 

Falar de política ou religião no ambiente de trabalho é algo que deve ser evitado. De fato, são assuntos que podem ser discutidos, mas entre amigos ou na mesa de um bar, por exemplo. No mundo corporativo, esses tópicos podem gerar constrangimentos e até mesmo brigas. Infelizmente, nem todos têm maturidade para aceitar opiniões diferentes. Além do mais, o Brasil é um país com uma grande diversidade cultural, política e religiosa. Tais temas podem facilmente desviar a atenção das atividades, o que não é visto com bons olhos pelos gestores. 

Veja também: 9 PROFISSÕES que prometem te deixar RICO em pouquíssimo tempo; isso é realmente possível?

Confira outros assuntos que jamais devem ser abordados 

Inseguranças 

Jamais revele suas inseguranças para seus colegas de trabalho. Conforme já mencionado, o mundo corporativo é muito disputado. Nem todas as pessoas ‘jogam limpo’. Existem os que preferem sabotar a carreira dos outros. Portanto, nunca demonstre fraqueza diante das situações desafiadoras. Mesmo que não se sinta assim, sempre demonstre confiança. 

Novas oportunidades

Esta dica deveria ser óbvia. Mas, se você busca por novos empregos, não verbalize isso para seus colegas de trabalho. Em primeiro lugar, existe a questão da sabotagem. Além do mais, a prática não é bem vista pelos gestores. Caso você não consiga o novo trabalho, por exemplo, terá sua imagem prejudicada no atual e corre o risco de ficar sem nenhum emprego. 

Veja também: Produto QUERIDINHO dos brasileiros HÁ DÉCADAS está próximo do FIM e a CULPA é da Netflix