- Publicidade -

3 milhões de novas famílias no Auxílio Brasil em Janeiro: veja o calendário

Terceira parcela do programa começa a ser paga no dia 18

0

Nessa terça-feira, 11, o Ministério da Cidadania notificou que 3 milhões de famílias foram adicionadas no novo programa Auxílio Brasil – o benefício de transferência de renda que substituiu o Bolsa Família.

- Publicidade -

De acordo com o ministério, a atitude do governo em .incluir essas pessoas ‘zerou a fila de elegíveis de 2021’.

Em janeiro, a estimativa do governo é que ele atenda cerca de 17.566 milhões de famílias. O valor mínimo que será repassado para cada família é de R$400 e o investimento total atingirá a marca de 7,1 bilhões de reais.

Em dezembro o benefício foi pago a cerca de 14,5 milhões de famílias e o valor médio ficou em 408,84 reais e o repasse total foi de 5,9 bilhões de reais.

 3 mi de novas famílias no Auxílio Brasil em Janeiro: veja o calendário
3 milhões de famílias foram adicionadas ao programa Auxílio Brasil.
Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil

- Publicidade -

Lei Auxílio Brasil

O presidente Jair Bolsonaro vetou, no final de dezembro, o trecho da lei do programa Auxílio Brasil que proibia que se formasse uma fila de espera do programa para que os elegíveis tenham acesso ao programa.

De acordo com o ministério, isso se deu porque a participação do programa, de maneira automática, para todos aqueles que se enquadram dentro dos requisitos solicitados e que cumpram as regras altera a natureza de gastos desse benefício de transferência de renda do governo federal e promove, consequentemente, a ampliação das despesas sem uma previsão correta do orçamento

Ou seja, para que as pessoas que podem se tornar beneficiárias do programa tenham acesso a ele, é necessário saber sobre as dotações orçamentárias que estarão disponíveis visando o cumprimento das regras de responsabilidade fiscal.

- Publicidade -

Veja também: Pagamentos do Auxílio Brasil em Janeiro começam dia 18: Veja o calendário

Cadastro Único

O Cadastro Único, que também é conhecido por CadÚnico, é uma ferramenta desenvolvida pelo Governo Federal para para a coleta de dados e informações dos cidadãos brasileiros para verificação se eles possuem ou não os requisitos necessários para se encaixar nos programas governamentais de assistência social e redistribuição de renda, como, por exemplo, o Auxílio Brasil.

Uma medida que já foi definida pela Cidadania é que as famílias inscritas no CadÚnico e em situação de vulnerabilidade social extrema terão prioridade entre os novos beneficiários do programa.

- Publicidade -

Veja também: Lista com 10 benefícios liberados para inscritos no Cadastro Único em 2022: Auxílio mensal e outros benefícios; Veja

Calendário

  • Final NIS 0 – depósito dia 18/01
  • Final NIS 1 – depósito dia 19/01
  • Final NIS 2 – depósito dia 20/01
  • Final NIS 3 – depósito dia 21/01
  • Final NIS 4 – depósito dia 24/01
  • Final NIS 5 – depósito dia 25/01
  • Final NIS 6 – depósito dia 26/01
  • Final NIS 7 – depósito dia 27/01
  • Final NIS 8 – depósito dia 28/01
  • Final NIS 9 – depósito dia 31/01

 

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais