2ª fase dos valores a receber foi LIBERADA? Saiba mais!

Sistema Valores a Receber está sendo bastante aguardado por cidadãos.

O Sistema Valores a Receber criado pelo Banco Central tem como objetivo pagar as pessoas que “esqueceram” algum dinheiro. Os valores vêm de diversos lugares e qualquer um tem a chance de sacar algo. 

Agora, a população está aguardando o segundo momento de pagamento dos valores.  Sua liberação já está atrasada há algum tempo. Logo, a expectativa para receber as quantias está bem grande. 

2ª fase dos valores a receber foi LIBERADA? Saiba mais!
Saiba como solicitar os valores – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Sistema Valores a Receber

O Banco Central estava prevendo o repasse da segunda fase de pagamento do SVR para alguns meses atrás. Porém, desde que a data foi adiada, a quantia continua “esquecida”. Assim, muitos brasileiros passaram a acreditar que a consulta seria liberada no dia 12 de outubro, quarta-feira. Porém, não foi isso que aconteceu. 

O BC se viu obrigado a adiar a liberação por conta da greve dos servidores que começou durante o primeiro dia de maio e foi encerrada apenas três meses depois. Os trabalhadores solicitaram vários benefícios, mas nenhum pedido foi atendido pelo órgão. 

Durante este tempo, vários serviços ficaram sofrendo atrasos e, consequentemente, atingindo os cidadãos brasileiros. 

De acordo com a instituição financeira, em breve deverá ser divulgado um novo calendário para reabertura do sistema de consultas da modalidade. Na mesma data, já será possível realizar os saques dos valores. No entanto, a população aguarda que a data seja informada em breve. 

O Sistema Valores a Receber já existe há algum tempo. De tempos em tempos, ele libera consultas para que a população veja se possui valores inesperados a receber. Quando existe a possibilidade, a pessoa pode agendar o pagamento. Porém, de acordo com o órgão, na segunda fase os interessados poderão retirar o dinheiro no mesmo momento. 

O Banco Central comenta que neste ano há R$ 8 bilhões para serem distribuídos entre os brasileiros que podem sacar. Metade desse total já foi oferecido na primeira fase do pagamento. 

Saiba mais: Pix: Banco Central faz anúncio sobre bloqueio de contas e limites, saiba o que pode acontecer

De onde vem o dinheiro? 

Muitas pessoas não compreendem de onde os valores estão vindo. Sendo assim, é possível observar que a quantia “esquecida” vem de contas poupanças ou correntes encerradas com saldo na conta.

Também estão incluídas as parcelas e tarifas que foram cobradas de maneira indevida por cartões de crédito. Porém, é necessário que a situação estivesse prevista no Termo de Compromisso assinado pelo banco responsável. 

Outra opção são as cotas de capitais e sobras líquidas de beneficiários. E por fim, recursos que estejam relacionados com consórcios já encerrados e que ainda não foram procurados. 

Novidades

Neste segundo momento de pagamento, a modalidade está com algumas novidades que irão beneficiar os cidadãos. Anteriormente, após realizar a consulta dos valores, as pessoas precisavam agendar para que a quantia fosse para sua conta. 

A partir de agora, os usuários poderão sacar o valor disponível na mesma hora em que realizarem a consulta. Esse processo pode ser feito através do Pix ou então entrando em contato com a  instituição que deverá pagar e combinando a forma desejada. 

Outro ponto importante é que agora, o Banco Central fez um acordo com algumas instituições financeiras. Assim, os valores disponíveis nesses locais poderão ser repassados diretamente pelo SVR. 

Veja também: Pix vai ser COBRADO? Banco Central se posiciona!