14º salário pode ser PAGO no final do mês? Saiba mais!
Os segurados do INSS esperam pelo pagamento do 14º salário já há muito tempo. Confira como anda a tramitação da proposta nesse momento!
O 14º salário é uma proposta de abono salarial extra que surgiu em 2020, durante o período mais complicado da pandemia de Coronavírus, como uma alternativa para auxiliar segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com gastos relacionados à saúde.
Quer saber como anda a tramitação da proposta e se ela poderá ser liberada ainda neste ano? Então continue nos acompanhando logo abaixo para não perder nenhuma informação importante sobre o assunto!

14º salário pode ser pago neste ano?
A princípio, o Projeto de Lei (PL) 4.367 foi levado ao Congresso Nacional como uma proposta de pagamento extra para os segurados do INSS que já tinham direito ao 13º salário. No caso, a justificativa para o valor adicional seria de que, durante o período de pandemia, esse grupo de pessoas era o mais prejudicado, devido ao isolamento social.
No caso, o projeto previa o repasse de duas parcelas do benefício, uma prevista para dezembro de 2020 e a outra para dezembro de 2021. Apesar de já ter se passado todo esse tempo, o PL ainda segue em trâmite para análise dos deputados federais que, por sua vez, ainda não deram um parecer sobre a proposta para que ela possa seguir para aprovação do Senado Federal.
Ou seja, as chances de aprovação do projeto ainda neste ano são praticamente nulas, não só porque o período para o fim do ano está curto, mas também porque a movimentação do texto entre os parlamentarem praticamente não aconteceu durante todos esses anos de espera.
Dito isso, mesmo que o PL receba aprovação dos deputados, ainda seria necessária a votação favorável do Senado Federal para que aí o projeto pudesse ser encaminhado para sanção presidencial.
Veja também: Sou ESTAGIÁRIO, tenho direito ao 13° SALÁRIO? Tire suas dúvidas!
Abono salarial para segurados do INSS em dezembro
Em contrapartida, nesse momento está ocorrendo o repasse das parcelas relativas ao 13º salário para os segurados do instituto. Contudo, neste ano o calendário de pagamentos foi adiantado, devido a uma parceria do Governo Federal com a previdência, que decidiram transferir as parcelas para o primeiro semestre de 2022.
No caso, mais de 30 milhões de beneficiários chegaram a receber o abono natalino fora da data, o que quer dizer que eles não receberão um extra agora em dezembro. Apesar disso, aqueles que integraram a lista de beneficiários do INSS após essa data irão receber os pagamentos ainda neste ano. Confira o calendário:
- 24 de novembro: pagamento para segurados com NIS final 1;
- 25 de novembro: pagamento para segurados com NIS final 2;
- 28 de novembro: pagamento para segurados com NIS final 3;
- 29 de novembro: pagamento para segurados com NIS final 4;
- 30 de novembro: pagamento para segurados com NIS final 5;
- 1 de dezembro: pagamento para segurados com NIS final 6;
- 2 de dezembro: pagamento para segurados com NIS final 7;
- 5 de dezembro: pagamento para segurados com NIS final 8;
- 6 de dezembro: pagamento para segurados com NIS final 9;
- 7 de dezembro: pagamento para segurados com NIS final 0.
Veja também: 14º salário será LIBERADO agora em DEZEMBRO?