14º SALÁRIO em 2021: VALOR EXTRA para quem recebe até 2 SALÁRIOS MÍNIMOS! Confira…

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

14º SALÁRIO em 2021: Confira como vai ficar o pagamento do décimo quarto salário neste ano: valores vão ser antecipados!

O assunto mais comentado do momento é o Auxílio Emergencial. Mas e como fica quem está trabalhando e não pode receber o benefício? Nesse caso, é importante ficar atento para os pagamentos do que é chamado de 14º salário em 2021

Esse adicional poderá ser pago para trabalhadores que recebem até dois salários mínimos neste ano. Confira o que foi divulgado até o momento e qual é a posição do Ministério da Cidadania e da Economia sobre esses pagamentos. 

14º SALÁRIO em 2021: VALOR EXTRA
Imagem: Divulgação

Qual é a situação do décimo quarto salário em 2021

A primeira pergunta que muitos trabalhadores estão fazendo sobre o benefício é: como está o andamento do décimo quarto salário em 2021? Embora muitos estejam contando com os pagamentos, o Governo Federal está se pronunciando pouco sobre o assunto.

Para quem ainda não sabe, existem diferentes benefícios que são chamados de 14º salário. Os principais deles são:

  • Abono Salarial 14º Salário: o pagamento de um adicional do PIS/Pasep é o principal benefício que leva esse nome O pagamento de um salário mínimo a mais no ano é uma ajuda fundamental para muitos trabalhadores formais;
  • 14º para aposentados e pensionistas: também existe essa modalidade de um pagamento extra para quem recebe pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nesse caso os valores são pagos raramente. 

Antecipação 14º Salário 2021

Neste momento, o que está em pauta é a antecipação do 14º salário em 2021. O próprio Governo Federal, a partir do Ministério da Cidadania, confirmou que novos pagamentos estão garantidos neste ano. 

A confirmação se deu também a partir da antecipação do PIS/Pasep 2020 (para quem trabalhou em 2019). Os últimos pagamentos que aconteceriam em março deste ano foram adiantados em fevereiro. A ideia é justamente acelerar a continuação do próximo calendário. 

Por isso os trabalhadores estão no aguardo da antecipação do décimo quarto salário 2021 a qualquer momento. Com foco no Auxílio Emergencial, porém, o Governo Federal está falando pouco sobre o benefício para quem está empregado. 

Quem vai receber 14º Salário 2021

Finalmente, outra pergunta que é repetida por muitos trabalhadores neste início de ano é: quem vai receber o décimo quarto salário em 2021? O pagamento de aposentados e pensionistas ainda não confirmado: para esse grupo haverá distribuição do 13º salário antecipado. 

O grupo que deve receber são aqueles que trabalharam com carteira assinada em 2020. Nesse caso, estamos falando do pagamento do PIS/Pasep 2021/2022 que vai servir justamente como um décimo quarto salário. 

Quem tem direito ao abono salarial PIS/Pasep em 2021 são:

  • Trabalhadores com cadastro no abono há pelo menos cinco anos;
  • Trabalhadores que trabalharam por pelo menos 30 dias (consecutivos ou não) no ano-base específico (2020 neste caso);
  • Todos que estão com os dados corretos na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial;
  • Todos que trabalharam recebendo remuneração mensal média de, no máximo, dois salários mínimos.

O calendário do PIS/Pasep 2021/2021 deve ser divulgado no mês de abril. 

CONSULTA PÚBLICA Auxílio Emergencial pelo CPF: Beneficiários podem CONSULTAR os PAGAMENTOS a partir da DATA!

 

Leia Também