14° SALÁRIO para APOSENTADOS E PENSIONISTAS do INSS: Proposta CONFIRMA!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

14° SALÁRIO para APOSENTADOS E PENSIONISTAS do INSS – Confira quais foram as últimas informações divulgadas sobre esse benefício para segurados do INSS!

Milhares de brasileiros neste momento estão falando sobre o 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS. Com a chegada do fim do ano, vai aumentando ainda mais o interesse sobre o assunto e a procura por novidades. 

A seguir vamos falar justamente sobre esse tipo de proposta e sobre o pagamento dessa parcela adicional para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social. Fique por dentro!

14° SALÁRIO para APOSENTADOS E PENSIONISTAS do INSS
Imagem: Divulgação

Vai ter 14º Salário Aposentados e Pensionistas INSS

Vamos direto ao assunto: vai ter 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS? Muitas pessoas ainda estão debatendo se vai haver esse pagamento justamente por não ter encontrado novas informações. 

Mas o que disse o Governo Federal sobre o pagamento do 14º salário aposentados e pensionistas? Quem se pronunciou foi a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho que afirmou não existir ainda um debate interno sobre essa parcela extra. 

O que isso quer dizer? Na prática, não existe ainda uma definição sobre o pagamento ou não desse benefício. Mas existem muitos caminhos para que isso aconteça e o principal deles é a partir de um projeto de lei (PL). 

Pagamento 14º Salário Emergencial INSS

Está sendo estudado neste momento o pagamento do 14º salário emergencial para aposentados e pensionistas do INSS a partir de um projeto de lei que está em trâmite. O texto prevê um auxílio para os beneficiários com a intenção de reduzir os impactos da crise do Covid-19. 

O projeto de lei para pagamento do 14º salário para aposentados foi criado primeiramente a partir de uma proposta civil e teve assinatura de mais de 20 mil pessoas. O senador Paulo Paim acatou o texto e assumiu a relatoria da proposta, transformando ela em PL. 

De acordo com o senador, o pagamento do 14º emergencial ajudaria aposentados e pensionistas enquanto também influencia na economia positivamente. Poderiam ser injetados na economia cerca de R$ 42 bilhões, de acordo com Paim. 

14º Salário Aposentados INSS

Finalmente, qual é a chance de ser aprovado o 14º salário aposentados INSS? Sendo um projeto de lei, ainda é necessário que o texto seja aprovado no Senado Federal e depois na Câmara dos Deputados. Por fim, é necessária a sanção do presidente Jair Bolsonaro. 

O texto ainda não passou pela segunda casa, mas o projeto pode ser votado na Câmara de Deputados em breve (ou no início do próximo ano). De acordo com Paulo Paim, para aprovação do 14º salário para aposentados e pensionistas ainda em 2020 seria necessária muita pressão popular. Caso contrário, é provável que o texto fique apenas para 2021. 

Por isso é necessário aguardar maior movimentação do projeto em novembro para verificar se o pagamento acontecerá ainda em 2020. 

14° SALÁRIO do INSS: SAIU a LISTA de QUEM poderá RECEBER o ABONO!

 

Leia Também