1ª e 2ª parcela do 13º SALÁRIO tem até esta data para serem repassados; confira!

Confira as datas de recebimento!

Notícia boa para os trabalhadores! A 1ª e a 2ª parcela do 13º salário já tem datas definidas para sair e estão prestes a serem pagas. Confira quais são elas e saiba quando você irá receber.

Conhecido também como “abono natalino”, as exigências estabelecidas para que você tenha o direito de o receber são bastante simples. Possui o direito de receber o 13º salário, que são pagos ao final de cada ano, todos os trabalhadores com carteira assinada que tenham mais de 15 dias de serviço. Siga as informações.

1ª e 2ª parcela do 13º SALÁRIO tem até esta data para serem repassados; confira!
Saiba quais as datas para o recebimento do 13º salário! / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quais os trabalhadores tem direito ao 13º?

Direito estabelecido e garantido pela CLT desde 1962, o 13º salário consiste em uma remuneração que equivale à um mês de serviço extra, independente do salário que o trabalhador recebe. Nesse sentido, ao final de cada ano, as duas parcelas que corresponde à essa remuneração extra são pagas aos trabalhadores.

A primeira parcela do 13º está prevista para ser paga ainda neste mês de novembro e deve será paga aos brasileiros que possuem carteira assinada. Dessa forma, além da exigência de carteira assinada e de 15 dias de serviço sob essas condições, outros requisitos são considerados para que você se torne apto à gratificação salarial.

Em primeiro lugar, para ter direito ao recebimento do 13ºsalário, você precisa ser um trabalhador rural, urbano, avulso, doméstico ou aposentados e pensionistas do INSS; não ter sido demitido por justa causa antes até a data da primeira parcela; não estar afastado ou suspenso recebendo o auxílio doença, nesse caso, o abono será proporcional ao tempo trabalhado. Além disso, por não ser obrigatório, as empresas poderão pagar a remuneração extra por livre vontade aos estagiários.

Veja também: 13º salário do INSS começa a ser PAGO em breve; Confira o calendário de pagamento

Qual é o valor do 13º salário?

Bom, quanto ao valor, isso varia de trabalhador para trabalhador. Isso porque o 13º salário é proporcional ao período de trabalho no ano vigente. Além disso, o benefício está disponível apenas após 15 dias de serviços trabalhados antes do pagamento da primeira parcela.

Por fim, o valor total do abono natalino corresponde ao valor do salário mensal do trabalhador. Se você quiser saber o valor que irá receber é simples. Nesse caso, você precisará dividir o valor do salário mensal por 12 meses e depois multiplicar pela quantidade de meses trabalhados.

Caso queira fazer essa conta, acesse uma calculadora online de forma simples. Acesse pelo link: (https://bit.ly/3Dyds7a)

Veja também: ESTES 4 descontos no salário do trabalhador são totalmente proibidos: preste atenção!

Parcelas do 13º salário

As empresas podem optar entre pagar o benefício apenas em uma parcela ou poderão optar pelo parcelamento. Nesse caso, confira as datas e prazos de pagamento:

  • 1º parcela: entre o dia 1º de fevereiro e 30 de novembro
  • 2º parcela: até o dia 20 de dezembro.

Sendo assim, o valor de cada parcela corresponderá à metade do valor total no qual o trabalhador possui o direito. Ademais, é importante ressaltar que, na segunda parcela, o valor possui descontos, como a contribuição para o INSS ou o Imposto de Renda, tal como previsto em lei.

Além disso, caso o trabalhador opte por antecipar o recebimento do benefício, basta solicitar a antecipação no mês de janeiro daquele ano. Mas, atenção: isso só será possível caso o trabalhador irá entrar de férias. Dessa forma, se você pretende entrar de férias no próximo ano e solicitar o adiantamento, você já sabe o que fazer! Basta solicitar o benefício até o dia 31 de janeiro de 2023.