13º SALÁRIO para segurados do INSS: confira o calendário completo de pagamentos

Um determinado grupo de segurados terá direito de receber o benefício neste fim de ano. Saiba se você faz parte do grupo e se poderá contar com o salário extra.

O pagamento do décimo terceiro salário, também conhecido popularmente como abono natalino, é um direito garantido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) a todos aqueles que trabalham com carteira assinada. No entanto, o benefócop também pago a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Além das parcelas pagas referentes ao benefício nos 12 meses do ano, este público ainda tem o direito de receber o salário extra. Porém, nem todos do referido grupo terão direito ao pagamento do décimo terceiro que será feito neste fim de ano. Saiba as datas do pagamento e também quem terá direito.

13º SALÁRIO para segurados do INSS: confira o calendário completo de pagamentos
Grupo específico irá receber 13º do INSS Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como o salário extra será pago?

Geralmente, o 13º é pago em duas parcelas ao trabalhadores celetistas, entre os meses de novembro e de dezembro. Para os beneficiários do INSS o cenário é diferente: o dinheiro é pago em cota única, sempre no fim do ano, com a data informada com antecedência.

No entanto, esse cenário mudou neste ano de 2022 devido à crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19. Com o objetivo de fazer essa economia movimentar, o governo federal e o Instituto Nacional do Seguro Social decidiram antecipar o pagamento do décimo terceiro dos aposentados e pensionistas.

Com essa mudança, mais de 30,5 milhões de brasileiros segurados do INSS receberam o salário extra de forma antecipada, entre os meses de abril e junho, ainda no primeiro semestre deste ano. Por isso, as pessoas que já receberam o valor não terão direito a este pagamento do fim do ano, que será em cota única.

Mas, afinal, quem terá direito agora? Todos os aposentados e pensionistas que foram cadastrados no INSS a partir de maio deste ano. Isso porque eles não receberam o valor antecipadamente. A estimativa é de que este grupo receba o salário extra junto ao pagamento referente ao mês de novembro.

Veja também: Pagamento do 13º salário INCLUI vale-refeição e vale-transporte?

Quanto os beneficiários irão receber de 13º?

É importante ressaltar que os segurados devem se atentar para a forma como o cálculo é feito para a realização do pagamento do 13º. O grupo de beneficiários cadastrados a partir de maio irá receber um valor proporcional à quantidade de meses que receberam o valor refernte à aposentadoria, pensão ou auxílio.

Em caso de dúvidas do quanto irá receber, é só procurar uma agência da Previdência Social para obter todos os esclarecimentos necessários. Confira o caléndário de pagamento para quem recebe até um salário mínimo:

  • Benefício com final 1 – 24 de novembro; Benefício com final 2 – 25 de novembro;
  • Benefício com final 3 – 28 de novembro; Benefício com final 4 – 29 de novembro;
  • Benefício com final 5 – 30 de novembro; Benefício com final 6 – 1 de dezembro;
  • Benefício com final 7 – 2 de dezembro; Benefício com final 8 – 5 de dezembro;
  • Benefício com final 9 – 6 de dezembro; Benefício com final 0 – 7 de dezembro.

O calendário para quem recebe mais de um salário mínimo é diferente:

  • Benefício com final 1 e 6 – 1 de dezembro; Benefício com final 2 e 7 – 2 de dezembro;
  • Benefício com final 3 e 8 – 5 de dezembro; Benefício com final 4 e 9 – 6 de dezembro;
  • Benefício com final 5 e 0 – 7 de dezembro.

Saiba mais: Você pode ter DIREITO de receber o 13º salário e não sabe; confira aqui!

14º salário pode ser pago neste ano?

A proposta do 14 salário foi criada pelo deputado Pomeo de Mattos ainda durante a pandemia de coronavírus, visto que muitos segurados do INSS (especialmente o mais idosos) foram ativamente prejudicados pela pandemia ao terem que interromper tratamentos e consultar por conta do isolamento social.

No caso, a consequências foram maiores gastos com remédios e exames posteriormente. Para ajudar esse grupo, o projeto do 14º salário foi proposto, mas ainda segue em tramitação na Câmara dos Deputados, embora já tenha recebido carta verde das comissões de Seguridade Social e Família e também de Finanças e Tributação. Caso aprovado, o projeto prevê um pagamento extra por dois anos para os segurados.