13º salário do INSS é confirmado nas seguintes datas

 O INSS anunciou as datas de pagamento do 13º salário para 2024, beneficiando aposentados e pensionistas, com parcelas em abril e maio, fortalecendo o suporte financeiro e a economia.

A cada ano, a expectativa pelo pagamento do 13º salário dos beneficiários do INSS cresce, trazendo alívio financeiro e contribuindo para a economia. 

Em 2024, o INSS confirmou o calendário de pagamento dessa gratificação natalina, beneficiando aposentados, pensionistas, e outros. 

A primeira parcela começa a ser depositada em abril, seguida da segunda em maio, demonstrando o compromisso do instituto em apoiar seus beneficiários. Este artigo detalha quem tem direito ao 13º e as datas de pagamento.

13º salário do INSS é confirmado nas seguintes datas
Descubra quando você recebe o 13º salário do INSS – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

13º salário do INSS: tudo que você precisa saber sobre as datas de pagamento

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou as datas de pagamento do 13º salário para aposentados, pensionistas e demais beneficiários. 

Essa medida, que visa fornecer suporte financeiro adicional e impulsionar a economia, é uma prática anual aguardada por muitos. 

Com a primeira parcela agendada para iniciar em 24 de abril e a segunda em maio, a antecipação do 13º salário já se tornou uma estratégia de estímulo econômico adotada consecutivamente nos últimos anos.

Quem tem direito?

Os beneficiários elegíveis para receber o 13º salário  incluem aqueles com auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte, e auxílio-reclusão. 

Importante destacar que beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da Renda Mensal Vitalícia (RMV) não estão inclusos no recebimento do 13º salário.

Como será o pagamento?

O pagamento do 13º será realizado em duas parcelas, sendo 50% do valor do benefício na primeira parcela e o restante na segunda. 

As datas de pagamento seguem uma organização baseada no número final do benefício, com uma agenda específica tanto para a primeira quanto para a segunda parcela.

Veja também: Última chance: INSS estende concurso e revela mais oportunidades para 2024

Confira o calendário de pagamento

Como de praxe, o calendário do 13º salário do INSS será organizado de acordo com dois fatores. O primeiro, o valor do benefício do segurado. Quem recebe o piso, pode sacar logo nas primeiras datas. 

O segundo fator diz respeito ao último dígito do número de inscrição do benefício. Abaixo, é possível conferir o calendário das duas parcelas, seguindo os dois critérios. 

Para quem recebe até 1 salário mínimo:

  • Final do NIS: 1 – pagamentos em 24/4 e 24/5
  • Final do NIS: 2 – pagamentos em 25/4 e 27/5
  • Final do NIS: 3 – pagamentos em 26/4 e 28/5
  • Final do NIS: 4 – pagamentos em 29/4 e 29/5
  • Final do NIS: 5 – pagamentos em 30/4 e 31/5
  • Final do NIS: 6 – pagamentos em 2/5 e 3/6
  • Final do NIS: 7 – pagamentos em 3/5 e 4/6
  • Final do NIS: 8 – pagamentos em 6/5 e 5/6
  • Final do NIS: 9 – pagamentos em 7/5 e 6/6
  • Final do NIS: 0 – pagamentos em 8/5 e 7/6

Para quem recebe mais que 1 salário mínimo:

  • Final do NIS: 1 e 6 – pagamentos em 2/5 e 3/6
  • Final do NIS: 2 e 7 – pagamentos em 3/5 e 4/6
  • Final do NIS: 3 e 8 – pagamentos em 6/5 e 5/6

Veja também: Caixa Tem deposita valor extraordinário na conta de brasileiros HOJE (10)