13º SALÁRIO do BOLSA FAMÍLIA ainda em DEZEMBRO: ABONO de até 1 SALÁRIO MÍNIMO! Veja quem pode RECEBER

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

13º SALÁRIO do BOLSA FAMÍLIA ainda em DEZEMBRO – Entenda qual é a situação deste décimo terceiro salário do Bolsa Família que pode ser disponibilizado ainda em dezembro! 

O 13º salário do Bolsa Família ainda em dezembro é uma possibilidade? Uma discussão entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o presidente Jair Bolsonaro reacendeu o debate sobre o pagamento ainda em 2020. 

Entenda todos os detalhes sobre esse abono extra de um salário mínimo e saiba o que foi dito pelos líderes políticos. Saiba quem pode receber se o pagamento for aprovado rapidamente ainda em dezembro. Confira!

13º SALÁRIO do BOLSA FAMÍLIA ainda em DEZEMBRO
Imagem: Divulgação

MP 13º Bolsa Família

Os debates sobre a MP do 13º do Bolsa Família voltaram com tudo! Por isso, antes de falar sobre o que disseram os políticos, vamos explicar toda a situação para que você entenda como anda esse processo. 

Ano passado, em 2019, o Governo Federal fez o pagamento do décimo terceiro para Bolsa Família em dezembro. Esse benefício foi disponibilizado graças a uma Medida Provisória (MP) que foi aprovada, mas que tinha validade apenas até março de 2020. 

Ou seja, em março deste ano ela perdeu a validade e o Governo Federal não fez questão de renovar a MP. Com isso, o pagamento do 13º não foi garantido para esse ano. Isso gerou muita controvérsia já que essa era uma promessa de campanha do presidente Bolsonaro (que cumpriu apenas por um ano). 

Nesta semana, porém, ele voltou a falar sobre isso e jogou a culpa da perda de validade da MP no presidente da Câmara, Rodrigo Maia. De acordo com ele:

  • “Foi promessa minha? Foi. Foi pago no ano passado? Mas o presidente da Câmara deixou caducar a Medida Provisória. Vai cobrar de mim? Cobra do presidente da Câmara, que o Supremo agora não deu o direito de ele disputar a reeleição. Cobra dele.”, disse o presidente

Pagamento Décimo Terceiro Bolsa Família em 2020

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, respondeu a essa crítica sobre o pagamento do décimo terceiro do Bolsa Família em 2020. “Nunca imaginei que Bolsonaro fosse mentiroso”, disse Maia para o jornal F. de São Paulo. 

De acordo com ele, existe um projeto do deputado Darci de Matos para a criação do 13º e ele poderia botar para votação a qualquer momento, se for do interesse do presidente da República. 

Vai ter 13º Bolsa Família em 2020

Resumindo: vai ter 13º Bolsa Família em 2020? Faltando pouco mais de 10 dias para o fim do mês é pouco provável que esse pagamento seja aprovado ou sequer seja votado ainda em dezembro. 

Por isso você não deve contar com o abono extra do Bolsa Família neste ano. Porém, existe uma boa notícia sobre como vai ser o Bolsa Família em 2021: o programa deve receber mais investimento e atingir um maior número de beneficiários e pessoas em situação de dificuldade. 

Para saber mais sobre quem vai receber o Bolsa Família em 2021, acesse: https://pronatec.pro.br/aumento-do-bolsa-familia-para-2021-e-calendario-ate-31-12/

 

Leia Também