13° Salário de 2023: descubra QUANTO e quando você receberá
O 13º salário será pago para os trabalhadores brasileiros que atuam com a carteira assinada dentro de um curto período de tempo e o processo para saber se vai receber o benefício é bastante simples!
Os trabalhadores brasileiros que atuam com a carteira assinada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ou pelo Regime jurídico estatutário, podem ter acesso a uma série de benefícios trabalhistas, como é o caso do seguro-desemprego, benefícios previdenciários, férias remuneradas, abono salarial anual do PIS/Pasep, conta aberta no FGTS e ainda o pagamento anual de um 13º salário.
O 13º salário, que também é popularmente conhecido como gratificação natalina ou subsídio de Natal, se caracteriza enquanto um pagamento concedido ao empregado ou funcionário uma vez ao ano em uma ou duas parcelas. O seu valor, apesar de ser variável, costuma ser próximo ou equivalente a um salário mensal.
Em breve, os trabalhadores brasileiros que cumprem os critérios de recebimento do 13º salário, poderão finalmente aproveitar o benefício. Portanto, confira a seguir quanto será pago e quando acontecem os pagamentos!

Quanto cada trabalhador vai receber do 13º salário em 2023?
Todos os anos, os trabalhadores brasileiros que atuam sob o regime de contratação CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) se mostram ansiosos para receber os pagamentos referentes ao 13º salário no final do ano. Vale ressaltar que o pagamento é destinado para todos aqueles que se enquadram no regime e também aos trabalhadores domésticos, assim como os servidores públicos.
Para saber quanto cada pessoa vai receber da gratificação natalina neste ano, o cálculo é bastante simples. Sendo assim, o trabalhador vai receber o seu 13º salário de acordo com os meses em que atuou com a carteira assinada. Caso tenha trabalhado 12 meses, portanto, o valor concedido será o valor integral do pagamento. No entanto, caso contrário, será necessário dividir o seu salário bruto por 12 e em seguida multiplicar o resultado pelo número de meses trabalhados neste ano.
Por meio desse cálculo, é possível concluir o valor exato (ou próximo) do 13º salário que será recebido. Para as pessoas que recebam um salário mínimo, portanto, o valor a ser levado em consideração como base deve ser de R$ 1.320. Já em relação a data de pagamento, cada empresa segue uma determinada diretriz. Contudo, no geral, é comum que o benefício seja dividido em duas parcelas ou que seja pago em apenas uma.
No caso dos pagamentos em duas parcelas, é preciso que as companhias paguem a primeira parcela entre os meses de fevereiro e novembro e a segunda no mês de dezembro.
Saiba mais: CONFIRMADO? Governo se posiciona sobre 14º salário do INSS e segurados são pegos de surpresa
O que fazer caso não tenha recebido o benefício?
Vale enfatizar ainda que a Constituição Federal prevê que todos os brasileiros que atuam sob o regime CLT têm direito a receber o 13º salário e isso deve estar previsto no momento da contratação. Diante disso, caso o pagamento ainda não tenha ocorrido, é porque possivelmente ele ainda será realizado até o dia 20 de novembro.
Porém, caso esse prazo venha a ser ultrapassado e mesmo assim o funcionário continuar sem receber, será preciso entrar em contato com o setor de Recursos Humanos (RH).
Saiba mais: MARTELO BATIDO: descubra se o seu salário poderá ser BLOQUEADO por causa de dívida