10 coisas que você NÃO pode fazer com o seu carregador: CUIDADO!

O uso inadequado do componente pode trazer riscos de incêndio, choque elétrico, ferimentos ao usuário e danos ao smartphone.

0

Na hora de comprar um celular, você também deve ficar atento aos elementos essenciais para o seu funcionamento, dos quais se destaca o carregador. Usando de forma inadequada, o aparelho costuma ter uma vida útil menor que o smartphone ou outros periféricos, principalmente porque é se usa todos os dias.

Cuidar como enrolar o cabo e transportá-lo pode fazer diferença na sua durabilidade. Existem algumas condutas básicas para garantir a própria segurança do usuário, como desligar o adaptador quando não estiver em uso, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Confira como funciona.

10 coisas que você NÃO pode fazer com o seu carregador: CUIDADO!
Com eletricidade não se brinca – Foto: divulgação

10 precauções que você deve começar a ter com seu telefone

Marcas como Samsung, Motorola, Asus e Xiaomi enviam seus carregadores com seus novos telefones. Os entusiastas do iPhone podem enfrentar a polêmica decisão da Apple de não incluir mais o item na caixa do telefone. A seguir, confira todas as nossas dicas para cuidar do carregador do seu smartphone a partir de agora e não ter que trocá-lo tão cedo.

1. Guardar o carregador em local bem ventilado

Antes de mais nada, para evitar que seus dispositivos posteriormente superaqueçam, os principais fabricantes de telefones celulares recomendam deixar o plugue de alimentação ou qualquer carregador sem fio em uma área bem ventilada durante o carregamento. A saber: tanto o smartphone quanto o carregador podem aumentar de temperatura. Isso não significa que haja um problema no trabalho.

2. Certifique-se de que o cabo esteja seguro.

Ao mesmo tempo carregadores com fio necessitam primordialmente de cautelas adicionais para evitar problemas ao carregar a bateria. Primeiro verifique se o cabo está todavia bem conectado ao celular e também à tomada. Se estiver solto, o dispositivo pode não carregar porque não pode enviar a carga elétrica necessária aos componentes do telefone.

3. Evite colocar objetos de metal perto do carregador

Outra recomendação feita pelos fabricantes é evitar carregar o celular próximo a objetos de metal. Este conselho se aplica principalmente a carregadores indutivos, como o MagSafe da Apple, que carrega o iPhone por meio de alinhamento magnético. Assim como o Apple Watch.

4. Deixe o telefone longe da cama

Ainda há muitas pessoas que dormem ao lado do celular plugado na tomada. A aplicação não é recomendada, pois pode causar acidentes graves como queimaduras e choque eléctrico devido ao superaquecimento do aparelho em caso de cortes repentinos de energia.

5. Evite lugares úmidos.

Não se recomenda que o usuário utilize o adaptador de tomada em local úmido, como próximo a pia banheira ou chuveiro. Para evitar acidentes é importante não mexer no acessório com as mãos molhadas. O uso combinado de água e eletricidade causa perigos como incêndio, choque eléctrico, ferimentos pessoais. ou danos no smartphone.

Veja também: É possível que você tenha dinheiro ESQUECIDO e não sabe: veja como SACAR

Mais cinco orientações pra você

6. É melhor usar a mesma marca de carregador do celular.

Carregadores da mesma marca são produtos com maior probabilidade de funcionar de forma eficaz porque foram projetados para ​​exatamente este celular. No país apenas a Apple todavia continua vendendo o carregador separadamente, posição que tem ocasionado a cólera das autoridades brasileiras.

7. Verifique a alimentação do carregador.

Outro detalhe que não deve ser esquecido na hora de escolher um novo carregador é a potencia do acessório. O consumidor deve verificar se ele é compatível com o celular, informações que podem ser encontradas no manual do aparelho ou no site do fabricante.

8. Desativar

Eventualmente muitas pessoas deixam seus carregadores conectados mesmo depois de terminar. Isso pode gerar custos de energia da ordem de R$ 2 por ano, segundo estimativa da Samsung. Embora isso possa não parecer muito enquanto você pensa em apenas um pessoa a soma de milhões delas associadas à tomada elétrica pode ter um impacto financeiro significante igualmente nos consumidores e um impacto ambiental no próprio planeta.

9. Evite absolutamente o enrolamento do cabo

Em primeiro lugar, quando você desconecta o cabo de alimentação da tomada começa a preparação para o armazenamento de acessórios. A saber: cautelas importantes são necessárias até este ponto. Cuidados no manuseio, como não puxar pelo cabo ao desconectar o smartphone: é preciso primeiramente puxar pela ponta rígida para a saúde dos componentes internos. É importante todavia evitar dobrar ou torcer o fio a fim de manter funcionando.

10. Tenha cuidado ao carregar o carregador

Finalmente e em conclusão, se você precisar sair e levar seu carregador de celular com você, tente todavia guardá-lo em um local adequado e resistente a choques. Outrossim, no caso de sua bolsa ou mochila não tenha um bolso próprio para carregar o acessório, você pode guardá-lo em um porta-óculos, porta-lápis ou porta-lápis, entre outras opções criativas.

Veja também: Ganhar dinheiro no NUBANK? 4 dicas para LUCRAR com o banco digital