Mais de 1 MILHÃO de pessoas caíram na “MALHA FINA” do Imposto de Renda; veja se você está INCLUÍDO

E você já sabe se caiu na malha fina?

Você sabe o que significa cair na “malha fina” do Imposto de Renda? Bem, trata-se daqueles que não puderam receber qualquer lote da restituição paga pela Receita Federal. O que acontece, portanto, é que existem alguns fatores que podem ser os responsáveis por esse não pagamento.

O Imposto de Renda é uma obrigação para determinado público. Assim, um certo período após p pagamento, ocorrem as parcelas da restituição, que consiste na devolução do dinheiro. No entanto, cerca de 1 milhão de pessoas não puderam ter acesso à essa devolução. Assim sendo, faz-se necessário entender a causa, bem como o que pode ser feito.

Imposto de Renda
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O que é o Imposto de Renda

Antes de mais nada, para entender o andamento da situação, faz-se necessário compreender o que pode causá-la. Bem, primeiramente, o Imposto de Renda é uma taxa tributária relacionada aos rendimentos de um cidadão. Para que a declaração seja obrigatória, o valor recebido pelo indivíduo, considerando o período anual, deve ser igual ou superior a R$28.559,70.

Assim sendo, após os cidadãos realizarem a declaração, e estivem em plena comunhão com a lei e as normas, acontecem os lotes da restituição. A restituição diz respeito aos valores pagados a mais, em virtude do cálculo feito. Assim, diversas pessoas têm direito em recebê-la. Neste ano de 2022, a Receita Federal dividiu os pagamentos em 5 lotes.

Isto é, toda pessoa que declarou o Imposto de Renda, pode ter direito à restituição. No entanto, quando essa “devolução” não acontece, pode significar ausência de saldo perante à Receita. É exatamente em virtude desses débitos, que diversos cidadãos caem na chamada “malha fina”.

Veja também: Consulta do ÚLTIMO lote da restituição do Imposto de Renda está DISPONÍVEL; confira!

Entenda o que é a “malha-fina”

Antecipadamente, a chamada “malha-fina” diz respeito aos indivíduos que não receberam a restituição do Imposto de Renda, paga pela Receita Federal do Brasil. São diversos os fatores que podem causar essa ausência de devolução, como por exemplo, quando a RF identifica alguma inconsistência nos dados informados pelo cidadão, ou alguma falha perante o pagamento.

Além disso, pode ocorrer do cidadão ter algum débito pendente com a Receita. Isso pode acontecer em casos de pagamentos pendentes, dívidas que constam no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), entre outras situações. Para receber, os indivíduos também não podem ter pendências ativas na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Neste ano de 2022, cerca de 1 milhão de pessoas tiveram a devolução vetada, em relação à “malha-fina”.

Assim sendo, se você não recebeu a restituição, saiba que é possível verificar sua situação, e entender o que está acontecendo. O processo é bem simples, e não requer muito trabalho. Além disso, ele pode ser feito de forma virtual. Para consultar a situação em que encontra sua declaração, basta acessar o site oficial da Receita (bityli.com/uJCgnsn).

Veja também: Leilão da Receita Federal: itens agradam diversos PÚBLICOS e estão com PREÇOS INCRÍVEIS