Home / Pronatec / Técnico em Pesca

Técnico em Pesca

Veja o curso grátis que o Pronatec preparou para você! Conheça o curso Técnico em Pesca. Cursos Pronatec 2015 com vagas abertas! Faça sua inscrição.

Técnico em Pesca – Curso, Vagas e Inscrições

As atrações e comodidade da vida urbana levaram muitos trabalhadores do meio rural e pecuário a abandonarem suas atividades e tentarem outros mercados. No entanto, anos de êxodo deixaram o país carente de mão de obra nessas áreas, tão fundamentais para alimentar diversos setores urbanos. Hoje já se ensaia o caminho contrário, o retorno para a vida no setor primário, que está necessitando de trabalhadores qualificados e prontos para inovar. É por isto que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferece uma diversidade de cursos voltados para esta área, como é o caso do técnico em pesca.

www.pronatec.pro.br

O curso de técnico em pesca é apenas um dentre vários voltados para este setor de produção que buscam oportunizar a entrada de milhares de brasileiros neste mercado tão carente. É esta, na verdade, a proposta do Pronatec 2015 enquanto programa de qualificação profissional e tecnológica desde que passou a beneficiar a população brasileira em 2011.

Sobre o curso técnico em pesca

Um técnico em pesca é habilitado a auxiliar no planejamento e na execução de atividades relacionadas à pesca extrativa e operações de embarque e desembarque. Ele também contribui na condução da embarcação até a área da pesca. Este técnico constrói e mantém equipamentos de pesca, realiza procedimentos relacionados ao pescado e também opera radares, bússolas, GPS e barômetros.

Para ser capaz disto, ele estuda 1000 horas de conteúdos sobre embarcações de pesca, apetrechos e equipamentos, navegação e regulamentação, máquinas, motores e equipamentos pesqueiros, técnicas de captura, beneficiamento e conservação do pescado. Após a graduação pode trabalhar em instituições públicas e privadas ligadas à pesca, empresas de pesca e de beneficiamento de pescado, além de ser autônomo. O salário pode chegar a R$1 mil.

Onde fazer o curso técnico em pesca

Para alcançar seus objetivos de beneficiar o maior número de brasileiros que estejam interessados e necessitem ingressar novamente no mercado de trabalho, o Pronatec conta com inúmeros parceiros, empresas e instituições de educação que compraram essa ideia e ajudam a tornar este sonho possível. Um destes grandes auxiliadores do programa federal é o Instituto Federal Sul Riograndense (IFSul), que oferece, por exemplo, o curso de técnico em pesca.

Inscrições para o curso técnico em pesca

As inscrições no curso técnico em pesca e nos demais ofertados pelo Pronatec ocorre através de uma plataforma online chamada Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Nela é preciso acessar com seus dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que torna a realização da prova essencial para concorrer dentro do programa de estudo. É preciso ter tirado mais do que 0 na redação.

Pelotas-RS Brasil

SObre Pronatec

Veja Também

http://pronatec.pro.br

Pronatec MedioTec Espírito Santo

Pronatec MedioTec Espírito Santo – ES abrirá mais de 2 mil vagas As oportunidades são ...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *