Home / Pronatec / Técnico em Biocombustíveis

Técnico em Biocombustíveis

Veja o curso grátis que o Pronatec preparou para você! Conheça o curso Técnico em Biocombustíveis. Cursos Pronatec com vagas abertas! Faça sua inscrição.

Técnico em Biocombustíveis – Curso, Vagas e Inscrições

A crise dos recursos naturais motiva o surgimento de alternativas que possa substituir tais matérias-primas não renováveis por outras que assim o sejam. Cuidar e poupar a natureza sãos os principais objetivos que motivam a ciência a investigar e buscar novidades. Uma destas são os biocombustíveis, recurso que vem sendo cada vez mais utilizado e difundido. Pela sua importância e a necessidade de que existam profissionais capacitados para lidar com o recurso, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), oferece o curso de técnico em biocombustíveis.

www.pronatec.pro.br

O que motivo o programa a ofertar uma graduação nesta área é que o motivo, basicamente, a atuar desde 2011: garantir que existam profissionais habilitados e qualificados para trabalharem em áreas carentes destes. O benefício é duplo, já que é dada a oportunidade de estudo seguida de emprego a quem necessita ou deseja encarar uma área profissional e estas áreas absorvem uma mão de obra necessária.

Sobre o curso técnico em biocombustíveis

Um técnico em biocombustíveis atua no processamento destes, que podem ser sólidos, líquidos e gasosos, supervisionando a aquisição e beneficiamento da matéria-prima e também sua comercialização e distribuição. Ele também executa o processamento de óleos vegetais e de materiais vindos de florestas energéticas, para produzir biocombustíveis líquidos e sólidos, respectivamente. Este técnico irá ainda processar resíduos agropecuários, auxiliando no controle de qualidade da produção.

Para isto, ele irá estudar química, bioquímica, microbiologia, controle de qualidade, gestão de resíduos, produção de biocombustíveis, biotecnologia e associativismo. Ao total são 1200 horas. Quando formado, este técnico poderá trabalhar em indústrias de biodiesel, laboratórios de controle de qualidade, destilarias, cooperativas, empresas distribuidoras de biocombustíveis, usinas de açúcar e álcool. O salário médio é de R$2 mil.

Onde fazer o curso técnico em biocombustíveis

Para conquistar todos os objetivos aos quais se propõe, que podem ser resumidos a ofertar educação tecnológica de qualidade para os brasileiros interessados em construírem uma carreira sólida dentro do mercado nacional, o Pronatec 2015 conta com a parceria de milhares de instituições de ensino e empresas compromissadas com a educação no país. No caso do curso técnico em biocombustíveis, por exemplo, o parceiro que o oferece é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, grupo parceria também em diversas outras graduações do programa.

Inscrições do curso técnico em biocombustíveis

Concorrer a qualquer uma das vagas do Pronatec é muito fácil. Primeiramente é preciso realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tirar mais do que zero na redação. O segundo passo é acessar a plataforma do Sisutec, informar os seus dados do Enem e selecionar duas opções de cursos, por ordem de preferência. Por ali você acompanha a nota de corte e será informado, caso selecionado, das datas para inscrições.

Pelotas-RS Brasil

SObre Pronatec

Veja Também

http://pronatec.pro.br

Pronatec MedioTec Espírito Santo

Pronatec MedioTec Espírito Santo – ES abrirá mais de 2 mil vagas As oportunidades são ...

1 comentário

  1. jonas cortes dos santos

    eu gostaria da oportunidade de fazer o curso técnico Biocombustível pelo pronatec…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *