Simec MEC


Simec MEC - O Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) É um Portal Operacional do Ministério da Educação. Saiba mais!
Simec MEC

Simec MEC – Entenda o funcionamento e para quem ele é destinado.

Obtenha informações sobre o Simec MEC!

O Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle ou SIMEC MEC, é um portal operacional e de gestão do Ministério da Educação (MEC), que trata o orçamento, preparação de convênios e monitoramento das propostas virtuais do Governo Federal na área da educação.

Isso significa que é no portal do Simec onde os gestores realizam a verificação dos andamentos dos Planos de Ações Articuladas nas cidades. Todas as etapas orçamentárias (que incluem o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual) são levadas em consideração pelo portal.

Conheça também Cursos a Distância Gratuitos reconhecidos pelo Mec!

Para quem o Simec é direcionado?

O sistema é voltado a pessoas da área Educação. É por meio do Simec que é feito o diagnóstico da condição e serão recomendadas ações para a resolução de problemas ou simplesmente para aperfeiçoar o desenvolvimento da rede de educação, seja Profissional ou Tecnológica.

Simec MEC

Também é através do SIMEC que os gestores examinam a direção dos Planos de Ações Articuladas nas cidades brasileiras. Deste modo, eles adquirem mais rapidez, transparência e confiança nas ações da educação.

Dentre os exercícios obrigatórios do Simec pelos profissionais da área da Educação, está a avaliação, onde o educador deve responder a uma série de questões relacionadas à sua turma: Número de alunos, total de estudantes por faixa etária, quantos alunos frequentaram a creche, por exemplo.

Para ter acesso ao portal do Simec, o usuário deve efetuar o login através do Link: http://simec.mec.gov.br/

Módulos do Simec MEC

O Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle é dividido em vários módulos. São eles:

  • Monitoramento e Avaliação do PPA
  • Programação orçamentária
  • Elaboração e Revisão do PPA
  • Orçamentário e Financeiro
  • Monitoramento do Plano de Desenvolvimento da Educação
  • PDE
  • Módulo de gerenciamento de projetos
  • Módulo PDE
  • Módulo de gerenciamento de obras
  • Módulo REUNI
  • Módulo PAR
  • Plano de Metas

Programas ligados ao Simec MEC

simec mec gov brPor se tratar de uma plataforma voltada à gestão do Ministério da Educação, o sistema está relacionado a alguns programas de alfabetização.

Podemos citar, por exemplo, o SisPacto, que é um sistema de acompanhamento do Pacto Nacional através da Alfabetização na Idade Certa, disponibilizado no sistema do Simec.

Em seu início, o acesso ao programa havia sido oferecido apenas para os administradores de educação, com apontamentos ativos no módulo do Plano de Ações Articuladas (PAR), e também para os coordenadores locais.

No ano de 2013, os professores alfabetizadores e conselheiros de estudos também passaram a ter entrada ao uso do sistema.

Programa derivado do SisPacto é o PNAIC, programa desenvolvido pelo Ministério da Educação, cuja a finalidade de assegurar a alfabetização das crianças até os seus oito anos de idade.

A ideia é que fazer com que as crianças desta faixa etária saibam não apenas ler e escrever, e sim possuam a aptidão de realizar a  interpretação de textos, visto que atualmente, muitos adolescentes não conseguem compreender textos mais complexos e fazer a sua interpretação.

A ideia do programa também é auxiliar as crianças com as habilidades matemáticas, fazendo com que elas consigam efetuar as operações mais simples.

Para a instituição educacional fazer parte do PNAIC, os municípios e seus respectivos estados devem fazer a união por meio do PAR.

Ao aderir ao pacto, a entidade governamental se propõe a: Alfabetizar todas as crianças com a faixa etária máxima aos oito anos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, realizando exames anuais, por meio do INEP, junto aos estudantes que já concluíram o terceiro ano do ensino de nível fundamental.







Outros Artigos Relacionados!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
3

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *