Provinha Brasil

Conheça a Provinha Brasil, a avaliação que auxilia professores e gestores no acompanhamento das crianças matriculadas no segundo ano do ensino fundamental.
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Provinha Brasil: saiba tudo sobre a avaliação da alfabetização infantil

Implementada pela Portaria nº 10, de 24 de Abril de 2007, a Avaliação da Alfabetização Infantil – Provinha Brasil é aplicada ao início e ao final do ano letivo para alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública. A avaliação, composta por testes das áreas de Língua Portuguesa e Matemática, visa monitorar o desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento e habilidades iniciais em matemática. Demonstrando seu caráter diagnóstico, a Provinha Brasil permite que profissionais da educação e gestores obtenham subsídios para investigar e auxiliar na melhoria dos índices referentes à leitura e à matemática.

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Quem elabora a Provinha Brasil?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Ela é elaborada e distribuída pela instituição para as secretarias municipais e estaduais de educação. A adesão não é obrigatória, ficando a cargo de cada secretaria determinar sua aplicação ou não.

Sobre a avaliação

Desde a implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em 1990, o Ministério da Educação determinou o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, com o objetivo de reverter os problemas encontrados nas avaliações.

Uma das metas previstas no plano foi a ampliação do ensino fundamental para nove anos, iniciando o período do ensino obrigatório aos seis anos. Além disso, foi instituído o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que tem a finalidade de assegurar a alfabetização de todas as crianças ao final do 3º ano do ensino fundamental, o que corresponde aos oito anos de idade. A Provinha Brasil é um dos métodos avaliativos para aferir os resultados obtidos a partir do programa.

Quais são os objetivos da Provinha Brasil?

Com a finalidade de oferecer informações a respeito do processo de alfabetização e matemática, a Provinha Brasil é um instrumento pedagógico não classificatório que orienta os profissionais da educação e gestores escolares sobre os índices de ensino. Além disso, seus objetivos principais são:

  1. a) avaliação do nível de alfabetização dos alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental;
  2. b) oferta aos professores e gestores da rede pública resultados a respeito da qualidade da alfabetização e habilidades matemáticas dos alunos, verificando assim suas possíveis deficiências;
  3. c) busca por melhoria na qualidade e redução das desigualdades de ensino, juntamente às metas estabelecidas pelas diretrizes nacionais para educação.

Portanto, a Provinha Brasil utiliza os resultados para estabelecer metas pedagógicas para rede pública de ensino, planejar cursos de formação continuada para professores e investir em ações que garantam melhoria no processo de ensino-aprendizagem.

Como é a prova?

Os testes são compostos por 20 questões de múltipla escolha, com quatro opções cada.

Quem aplica?

Cada rede municipal e estadual de educação é responsável pela aplicação e pela escolha da data para avaliação.

O que é avaliado?

As habilidades são avaliadas por meio das Matrizes de Referência da Avaliação da Provinha Brasil. Nessa base, constam os conhecimentos esperados que os alunos tenham adquirido durante o início da alfabetização. Portanto, as matrizes servem como referência para um instrumento de avaliação, já que nem todos os índices referentes à alfabetização e letramento (como a oralidade) podem ser avaliados.

Quem corrige?

A correção é feita pelo próprio professor da turma ou pelo aplicador do teste indicado pela rede de educação.

Como verificar os resultados da Provinha Brasil?

No site oficial do Inep encontra-se o documento Guia de Correção e Interpretação de Resultados, os quais são descritos cinco níveis de desempenho. A partir das análises pedagógicas e estatísticas, é possível identificar cada nível de alfabetização e letramento inicial, além dos níveis de matemática que os alunos se encontram.

Em 2013, a partir da implementação do PNAIC, o INEP vem desenvolvendo um sistema online que visa lançar os resultados da Provinha Brasil nas redes de ensino. O sistema está em fase de finalização e em breve será disponibilizado às escolas para que possam gerar seus próprios relatórios e realizar análises.

Para mais informações, acesse: http://portal.inep.gov.br/web/provinha-brasil.







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