Home / Pronatec 2017 / Pronatec Vagas 2017

Pronatec Vagas 2017

Pronatec Vagas 2017 - Confira as vagas do Pronatec 2017. A oferta de cursos técnicos aumentará quase 10 vezes mais para alunos do ensino médio.

Pronatec vagas 2017 – maior oferta de vagas com ação do Mediotec

Serão vagas em cursos técnicos para alunos do ensino médio

O Governo Federal divulgou que alunos que estão – ou ingressarão – no ensino médio em escolas públicas do país irão ter a oportunidade de, no ano de 2017, fazer um curso técnico em contraturno com as suas aulas regulares. Está definido que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), através da modalidade Bolsa-Formação, irá oferecer cerca de 82 mil vagas em cursos de longa duração, com a carga horária mínima de 800 horas totais.

http://pronatec.pro.br

Esse pode ser considerado um aumento de quase dez vezes em relação ao ano de 2016, onde foram registradas nove mil matrículas para esse tipo específico de curso. A ideia é que com essas vagas, o programa passe a ter novos indicadores de monitoramento e novas avaliações da política. Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filhos, os impactos e resultados das ofertas de cursos também serão avaliados de acordo com aspectos socioeconômicos e fatos que possam contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional dos futuros estudantes.

Ainda segundo fontes oficiais do Governo, cerca de R$ 700 milhões foram liberados para os investimentos nesse programa apenas no mês de dezembro – para secretarias estaduais de Educação e fundações que ofertam cursos técnicos na modalidade concomitante.

O Mediotec que é uma extensão do Pronatec 2017 dará prioridade para a oferta de cursos técnicos em concomitância ao ensino médio padrão para alunos de escolas públicas. A intenção é que alunos, durante as aulas regulares do ensino médio, façam também estágios em empresas que buscam profissionais especializados na área em que o estudante está se profissionalizando.

Mediotec

O Mediotec deve ser executado em uma parceria com instituições privadas e públicas de ensino médio, além do Sistema S. As vagas sempre irão ser consideradas de acordo com mapeamento das demandas do mundo do trabalho e renda. O que isso quer dizer é que acontecerá o mapeamento das demandas de formação técnica todas as cinco regiões do Brasil. A partir daí, surgirão dados sobre as diferentes oportunidades de inserção por município e as aptidões que são necessárias para o atendimento dessas.
http://pronatec.pro.br

A ideia é que os cursos do Mediotec tenham uma duração de um a dois anos e meio, começando no início de julho de 2017.

A seleção através do Mediotec será feita de acordo com critérios definidos pelas secretarias estaduais, dentro das conformidades de diretrizes definidas pelo Ministério da Educação. Isso acontece já que os estudantes que farão parte do programa são do ensino médio em redes públicas de educação. A intenção é que sejam estimuladas as parcerias entre as instituições que ofertam os cursos e as empresas da região. Assim os estudantes poderão ir direto para essas empresas na condição de estagiários, aprendizes e futuramente empregados.

Além do Mediotec, a ideia do Ministério da Educação é que em 2017 a oferta por cursos de qualificação profissional de formação inicial e continuada também cresça, assim como a manutenção de cursos iniciados em anos posteriores.

Pelotas-RS Brasil

SObre Pronatec

Veja Também

http://pronatec.pro.br

IFPE, Faculdade e Escola Técnica Oferecem Cursos Gratuitos

IFPE, Faculdade e Escola Técnica Oferecem Cursos Gratuitos – Mais de 800 vagas São oportunidades ...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *