Home / Pronatec 2016 / Pronatec RJ 2016

Pronatec RJ 2016

PRONATEC RJ 2016 - Confira os cursos disponíveis no estado do Rio de Janeiro. Faça sua inscrição Pronatec RJ 2016. Vagas Abertas em todo o Brasil.

Pronatec RJ 2016 – Saiba tudo sobre o Pronatec no Rio de Janeiro.

O Pronatec é um programa criado pelo Governo Federal, com o objetivo de ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica. Entre 2011 e 2015, a iniciativa se comprometeu com a distribuição de aproximadamente 12 milhões de vagas para cursos gratuitos, sendo que uma parte das oportunidades educacionais foi oferecida no estado do Rio de Janeiro. O MEC (Ministério da Educação), já anunciou 2 milhões de novas vagas em todo o Brasil, grande parte destas vagas estará disponível para o Pronatec RJ 2016.

O Pronatec Rio de Janeiro tem desempenhado papel importante na formação de profissionais para o mercado de trabalho. As vagas gratuitas do programa são oferecidas graças à parceria estabelecida com instituições públicas e privadas.

http://pronatec.pro.br

A bolsa formação do Pronatec 2016 é direcionada às pessoas com baixo poder aquisitivo. Assim, as vagas para cursos gratuitos são ocupadas por candidatos que concluíram ou estão fazendo o ensino médio na rede pública. Beneficiários da Bolsa Família e solicitantes reincidentes de seguro desemprego também possuem preferência na distribuição de oportunidades educacionais.

O Pronatec trabalha com duas modalidades de cursos profissionalizantes. A primeira é a Formação Inicial e Continuada (FIC), formada por cursos rápidos e pontuais. A segunda é o ensino técnico, cujos cursos são mais longos e ainda assim pragmáticos.

Cursos gratuitos Pronatec Rio de Janeiro 2016

Confira a seguir algumas formas de conseguir uma vaga gratuita no Pronatec RJ  2016:

Senai Pronatec RJ

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) tem contribuído com a formação de mão-de-obra qualificada para a indústria. Nos últimos anos, o número de vagas para cursos gratuitos cresceu consideravelmente, graças ao Pronatec. No total, a instituição ofereceu 45 mil oportunidades gratuitas em suas escolas, presentes em 22 municípios do estado.

São muitas opções de cursos gratuitos Senai Pronatec RJ, incluindo: técnico em edificações, técnico em automação industrial, técnico em petróleo e gás, técnico em segurança do trabalho, técnico em metalurgia, eletricista de automóveis, auxiliar de cozinha, operador de câmera, pintor de obras, sonoplasta, entre outros. Todas as formas de profissionalização recebem apoio da FIRJAN.

IFRJ Pronatec

O Instituto Federal está sempre apostando na realização de cursos profissionalizantes gratuitos nas suas unidades do Rio de Janeiro. São Gonçalo, Volta Redonda, Pinheiral e Resende são algumas cidades contempladas pelo programa. O IFRJ já profissionalizou pessoas para as carreiras de desenhista mecânico, auxiliar de biblioteca, operador de computador, entre outras.

Senac Pronatec RJ

O Senac participa do Pronatec 2016 e sempre distribui vagas para cursos relacionados ao comércio de bens, serviços e turismo. São mais de 15 mil alunos concluindo a educação profissional na entidade através do programa do governo.

Senar Pronatec RJ

A zona rural do estado do Rio de Janeiro precisa de profissionais qualificados, por isso estão sendo abertas vagas para cursos gratuitos através do Pronatec. As oportunidades valorizam as carreiras de fruticultor, viveiricultor, agricultor orgânico, bovinocultor de leite, preparador de doces e conservas e muitas outras.

Estácio de Sá Pronatec RJ

A Estácio de Sá, uma das universidades mais conhecidas do Brasil, promove cursos técnicos gratuitos no âmbito do Pronatec. Sempre são abertas oportunidades para Petroquímica, Desenho de Construção Civil, Petróleo e Gás, Radiologia, Meio Ambiente, Informática, Segurança do Trabalho, Logística, entre outros cursos.

Inscrições Pronatec RJ 2016

As pessoas interessadas nos cursos gratuitos Pronatec RJ podem realizar a inscrição através do site pronatec.mec.gov.br. O portal do programa disponibiliza uma ferramenta para pesquisar vagas abertas, através de estado, município e escolaridade. Se houver turma em aberto, basta clicar no botão “Inscreva-se” e preencher um formulário eletrônico.

A maioria das vagas para cursos técnicos gratuitos é distribuída através do Sisutec 2016, um sistema criado pelo MEC com o propósito de selecionar os candidatos para ocupar oportunidades em instituições públicas e privadas. A nota no Enem funciona como critério de seleção.

Pelotas-RS Brasil

SObre Pronatec

Veja Também

http://pronatec.pro.br/

Cursos Gratuitos do Senai

Senai abre inscrições para cursos gratuitos. São 13 cursos que abrangem áreas variadas de ensino ...

4 comentários

  1. Tenho o segundo ano do ensino médio gostaria de fazer um curso tecnico em radiologia tem como fazer os dois juntos?

  2. Jeasi Costa de Moraes

    Gostaria de saber se o curso de fotografia está sendo oferecido aqui no Rio de Janeiro e como realizar a inscrição.

    Grato

  3. Rosangela Gama da Silva

    Gostaria de saber como posso fazer um desses curso pela Estacio sou aluna da Estacio

  4. Vanessa brivio

    Eu estou tentando me inscrever porém meu e-mail está inscrito incorretamente , e eu quero muito me inscreve para o curso de massagem porque não estou conseguindo alguém poderia me ajudar ?? Digitei meu e-mail com br no final e é sem é só .com …. Me ajudem por favor !!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *