Pronatec Garantido e Ampliado


Mesmo com a crise financeira o governo federal confirma a permanência do programa e anuncia crescimentos no Pronatec. Vem mais vagas e cursos por aí!

Dilma afirma que Pronatec está garantido e aprovado

Mesmo com a crise financeira o governo federal garante a permanência do programa e anuncia crescimentos

Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas em diversos setores no país, os projetos educacionais como o Programa Nacional de pronatec garantido

Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Programa Universidades Para Todos (Prouni) estão garantidos pelo governo federal. A presidente Dilma Rousseff declarou ainda que os programas não só terão continuidade como seguirão recebendo investimos para que não deixem de crescer.

No caso do Pronatec, por exemplo, desde que foi criado no ano de 2011, já realizou mais de 8 milhões de matrículas, além das inúmeras parcerias com as instituições de ensino que viabilizam a entrada de milhares de brasileiros no mercado de trabalho mais qualificados e prontos para crescer.

As mudanças, no entanto, existem. Uma das novidades para esse semestre é a oferta de bolsas para cursos que sejam a distância. Já quanto aos critérios, estes ficarão mais severos. As instituições de ensino, por exemplo, só poderão receber o repasse integral da carga horária se pelo menos 85% dos alunos que começaram no curso chegarem a se formar. A partir do próximo ano também será implementado o sistema de dupla confirmação de assiduidade, o que significa que tanto o aluno quanto a instituição de ensino precisarão confirmar a presença do estudante em aula.

Pronatec de olho no campo

Os investimentos anunciados pelo governo federal já refletem na realidade dos brasileiros interessados na educação profissional voltada ao campo. Para este segundo semestre de 2015, o Ministério do Desenvolvimento Agrário anunciou 15.930 vagas para 695 cursos voltados para educação tecnológica ligada ao campo. Serão diversas oportunidades em áreas como agricultura orgânica, desenvolvimento cooperativista, planejamento, promoção e controle de produção.

O campo é, com a grande evasão dos trabalhadores rurais para a vida urbana, um grande mercado de trabalho cheio de oportunidades que podem ser exploradas. As áreas ligadas principalmente a agricultura, o plantio e cultivo de alimentos é a que mais carece e necessita absorver mão de obra qualificada.

Vem mais recursos por aí

O Ministério da Educação liberou R$30 milhões ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para o financiamento de bolsas ao Pronatec. O grupo é um dos maiores e principais parceiros do governo federal no que diz respeito a oferta de vagas tanto na área de educação profissional, técnica de nível médio e também em cursos de formação inicial ou continuada.

Juntos do programa estão ainda diversas universidades e escolas tecnólogas, somando-se a principal proposta do Pronatec: ver milhares de brasileiros ganhando a oportunidade de construir uma carreira e despontar dentro do mercado de trabalho nacional.







Outros Artigos Relacionados!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *